5 dicas valiosas para escolher a caixa d’água certa

23/10/2019 | Rogério Eduardo Pereira

5 dicas valiosas para escolher a caixa d’água certa

Comprar a caixa d’água sob medida para o que você precisa pode não ser tão simples quanto parece. Por isso, antes de escolher a de menor preço e passar o cartão, considere alguns pontos importantes para não dar com os burros n’água.

    • Calcule a capacidade em litros de acordo com o número de moradores

      Calcule a capacidade em litros de acordo com o número de moradores

      Esta é uma questão muito importante: como saber a capacidade ideal da caixa d’água que você precisa? Na construção civil existe uma tabela-referência usada para definir o consumo por pessoa. Para quem mora em casa, a capacidade mínima estimada é de 150 litros diários por habitante.

      Porém, como vivemos um período de mudanças climáticas e riscos de falta de abastecimento, é recomendado armazenar água por no mínimo 2 dias. Com isso, o cálculo mais seguro é de 300 litros por habitante para quem mora em casa.

      Exemplo: se 5 pessoas moram na mesma casa, a caixa d’água deve ter capacidade mínima de 1500 litros (5 x 300 litros).

    • Considere o local mais apropriado para a instalação

      Agora que você já definiu a capacidade em litros da caixa d’água, pense no local mais seguro para a sua instalação. Lembre-se que a superfície deve ser lisa, nivelada e precisa suportar o peso da estrutura da caixa (entre 20 e 112kg) mais o peso da água (ex: 1500 litros = 1,5 toneladas). Geralmente, o local mais indicado é a laje da casa ou uma estrutura de alvenaria construída exclusivamente para manter a caixa no alto e garantir que a água desça com pressão.

      Outra recomendação é distribuir a capacidade em duas ou mais caixas. Por exemplo, ao invés de adquirir uma caixa de 1.500 litros, compre duas de 750 litros e instale-as em pontos diferentes. Assim você distribui o peso e mantém a quantidade de água necessária para abastecer os moradores. Se ainda assim você tiver dúvidas se o local suporta o peso, consulte um especialista.

    • Escolha um material leve, resistente e fácil de transportar

      Lembre-se que quanto mais leve a estrutura da caixa d’água, mais fácil será seu transporte e sua instalação. Nesses casos, o material mais indicado é a fibra de vidro, o mesmo das piscinas de fibra, pois são inteiramente laminados com resina de poliéster, o que garante maior resistência. O formato tronco-cônico também é o mais indicado, já que permite o encaixe da tampa sem parafusos, e sua forma facilita o transporte, o manuseio e a limpeza.

Caixa D'agua

  • Compre direto do fabricante

    Aqui vai uma dica muito valiosa: alguns fabricantes, costumam vender direto para o consumidor final, o que elimina comissões de vendas, reduz custos de estoque e transporte e garante o melhor preço para o comprador.

  • Certifique-se sobre o prazo de entrega e as condições de pagamento

    Outro ponto importante é o prazo de entrega. Ao comprar direto do fabricante, é possível adquirir a caixa d’água imediatamente, já que há diversos tamanhos em estoque, ou negociar um prazo mais curto caso seja um projeto especial.

Gostou deste artigo, precisa de serviços relacionados a caixa d'agua? Contrate a Reform

Fonte

Rogério Eduardo Pereira
Reform