Painéis Solares - Uma Fonte Renovável

12/05/2017 | Luis Felipe Cardillo

Painéis Solares - Uma Fonte Renovável

Hoje em dia um tema bastante discutido é o conceito de sustentabilidade, nas mais variadas vertentes, e quando se fala em construção civil não é diferente. Essa preocupação ambiental passou do plano de estudos e discussões para o plano de ações. A REFORM traz esses conceitos em suas raízes, sempre procurando alternativas ecologicamente corretas em suas obras. O post de hoje é mais um que procura oferecer soluções modernas dentro deste contexto.

Um item bastante importante dentro de uma construção é o fornecimento de energia elétrica para o empreendimento, fornecimento este que pode ser de várias maneiras, mas que em nosso país é muito dependente do sistema hidrelétrico, em que a energia é oriunda da movimentação de grandes volumes de água. Apesar de ser um sistema de energia renovável, o impacto ambiental causado é grande e o custo do Kw⁄h (Kilowatt hora, medida de consumo de energia) é alto, se comparado a outras fontes de energia também renováveis. Fontes de energia renováveis são aquelas em que pode-se manter sua utilização ao longo do tempo, sem a possibilidade de esgotamento da mesma.

Métodos de geração de energia elétrica

Uma alternativa que já é estudada há algum tempo e vem crescendo pelas obras em todo mundo, são os sistemas de energia solar, energia obtida através da luz do sol.

A incidência de luz solar no Brasil é grande devido a sua localização geográfica, e além de ser uma fonte renovável a quantidade de energia que o sol emana para terra é gigantesca. Para se ter ideia, em um ano o sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos. A grande dificuldade que enfrentávamos era a de criar as tecnologias necessárias para capturar e armazenar essa energia, o que gerava um sistema caro e ineficaz. Porém atualmente, já se tem diversos fabricantes que fornecem sistemas eficientes tanto para aquecimento de água, quanto para geração de energia elétrica.

Como todo sistema, o uso de energia oriunda do sol tem vantagens e desvantagens.

Dentre os pontos positivos podemos citar:

  • Energia não poluente durante seu uso.
  • As centrais necessitam de pouca manutenção.
  • Ótima alternativa para locais remotos e de difícil acesso.
  • Fonte inesgotável de energia.
  • Sistema silencioso.

E quanto aos negativos:

  • Variações da incidência solar de acordo com a situação climática.
  • Formas de armazenamento da energia pouco eficientes, quando comparada a outras formas de energia.
  • Rendimento baixo entre captação e conversão dos painéis solares.

Dentre as diferentes tecnologias que utilizam a energia solar podemos citar duas que podem ser utilizadas para fins residenciais e comerciais, a energia fotovoltaica e o aquecimento solar.

Na geração fotovoltaica a luz do sol é convertida diretamente em energia elétrica, isso ocorre através de um efeito chamado fotovoltaico que é o aparecimento de uma diferença de potencial nas extremidades de material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental para este processo. Quando se tem painéis solares instalados na edificação, as perdas energéticas devido a transporte são minimizadas, gerando uma maior eficiência. Sabe-se que essa perdas correspondem cerca de 40% do total em sistemas que a geração e o consumo são distantes.

Temos dois tipos de sistemas quando trabalhamos com energia fotovoltaica:

Sistema off-grid, em que o sistema é isolado da rede e o armazenamento da energia gerada é feito através de baterias.

Sistemas off-grid

Sistema on-grid, em que o sistema é conectado à rede, ficando com um backup caso a energia não seja suficiente e o excedente pode ser vendido para a companhia de energia elétrica.

Sistemas on-grid

Em ambos os sistemas, podemos ter receptores ativos e passivos, os primeiros utilizam mecanismos para orientar o sistema receptor rumo ao sol, aumentando a eficiência do sistema.

Já no aquecimento solar a energia luminosa é utilizada para aquecer a água dos prédios e residências, sem o objetivo de gerar energia elétrica. Esse sistema é composto de coletores solares e reservatório térmico. As placas coletoras absorvem a radiação solar e transferem o calor para a água que circula dentro das tubulações. O reservatório, também conhecido como Boiler, é o recipiente próprio para o armazenamento da água aquecida.

Aquecimento solar

Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão.

Utilizando esses sistemas de energia solar a economia de energia elétrica, oriunda do sistema hidrelétrico, pode ser de até 90%. Com essa economia rapidamente o valor investido nos sistemas pode ser recuperado, contribuindo de forma efetiva para diminuir os impactos ambientais.

Esperamos que esse post possa ter ajudado você, leitor, a entender mais sobre a importância dos sistemas de geração de energia solar e os benefícios destes.

Energias Renovaváveis

Obrigado pelo seu tempo, até a próxima!

Luis Felipe Cardillo
Reform