A Importância do Paisagismo na Sua Casa!
26/05/2017 | M. Raquel Sangaletti
O mundo anda moderno demais, não acham? Já não encontramos mais cores nas casas, nem jardins, e está cada vez mais difícil conviver dentro da cidade, que ficou conhecida como "selva de pedras".
Todo esse padrão preto e branco nos causa, sem percebermos, danos psicológicos e físicos.
Esse post é diretamente para você, que assim como eu, Maria Raquel, estudante de Arquitetura e Urbanismo na PUC Minas, consultora de projetos na empresa REFORM REPAROS & REFORMAS, e com mestrado genético em Paisagismo, sente falta de algo no dia a dia e não consegue explicar do quê, exatamente.
Já vou explicar pra vocês que ficaram confusos a entender do que estou falando. Sou fruto de um casal de Paisagistas, que residem hoje no interior de São Paulo, Dona Cristina e Seu Benjamim me criaram desde o berço no meio das plantas e cresci vendo eles transformarem casas, comércios, cidades - tudo o que era "sem graça" tornava-se obra de arte em um toque de "verde".
Me mudei para Minas Gerais para graduar a faculdade de Arquitetura e Urbanismo e, na rotina dos dias monótonos -faculdade, estágio, casa- comecei a sentir falta e não sabia do quê. Depois de muito tempo percebi que o que faltava era verde! Faltavam as plantas que sempre conviveram comigo.
Depois desse conto pessoal, vai ai artigos e estudos analisados por grandes Universidades e Cientistas comprovando os benefícios milagrosos das plantas na sua casa:
- As famosas SAMAMBAIAS podem substituir o umidificador elétrico, elas tem o poder de hidratar o ar do ambiente com suas gotículas de transpiração.
- A National Institutes of Health (Instituto Nacional da Saúde dos EUA), considera a babosa (aloe vera) a planta da imortalidade, assim chamada pelos egípcios que já a usavam para curar diversas doenças, e ainda hoje podemos encontrar em forma de gel ou creme, principalmente para tratamentos de queimadura e cosméticos.
- Justin Hancock, especialista em jardins da Costa Farms, recomenda que se você estiver com algum bloqueio criativo, vá para algum lugar onde há muito verde e folhas coloridas, como a espécie CRÓTON, isso vai te ajudar a se inspirar e essas plantas energizam tudo o que esta ao redor.
Jardim residêncial executado por Benjamim Lopes, paisagista.
Muda de CRÓTON - Esta planta não se desenvolve em locais muito frios, necessitam de sol pleno e ser aguada diariamente.
- Cientistas da NASA comprovaram que a HERA filtra o ar e é a melhor opção para absorver formaldeído (composto orgânico volátil que é muito tóxico). Além da HERA, há também o CLOROFITO, que em pouco tempo absorvem as partículas alergênicas, como poeira, a espécie também tem o poder de eliminar toxinas do ar.
Muda de CLOROFITO, bastante comum e de fácil cultivo, não tendo tantas exigências, além de sol ou meia-sombra e água.
- A Universidade Inglesa Royal College of Agriculture descobriu que seus alunos tiveram uma melhoria de 70% no desempenho dos estudos quando estavam em um ambiente com plantas.
- Um artigo do Journal of Environmental Psychology comprovou que ter plantas com flores diminui os níveis de estresse de depressão.
E em falar em flores, vou aproveitar para dar dicas de cores, já que essas importam e fazem a diferença na hora da escolha!
As plantas com flores nos tons azul e roxo são as ideais para quem quer tranquilidade, a cor ajuda a diminuir as doses de adrenalina do corpo, os níveis de energia crescem e o cérebro recebe mais oxigênio, relaxando o corpo e aliviando pessoas que sofrem de ansiedade e estresse.
As flores nos tons vermelho, amarelo e laranja são estimulantes, aumentam o apetite e fornecem muita energia, podem fazer milagres nas vida de pessoas que sofrem de depressão.
Há dois componentes essências para compor o jardim: A água e a madeira. A água é muito importante para harmonizar o ambiente, você pode fazer isso por meio de fontes, cascatas ou bacias cerâmicas que se envolvem com o jardim. A madeira orna com o verde e complementa o ambiente por meio de pergolados e móveis.
E mais um detalhe importante dos jardins: Além de embelezar o ambiente, eles valorizam o local em até 40% mais do valor equivalente.
Para você, que se interessou no assunto, conte com nós da REFORM REPAROS & REFORMAS e com a experiência dos paisagistas Benjamim e Cristina para executar da melhor maneira possível seu jardim, independente se for residencial, comercial, ou em clínicas. E não se preocupe, o espaço é pequeno ou quase nulo? Há os jardins verticais que estão vindo com tudo e dominando as paredes, inclusive das cidades!
Veja exemplos de jardins já executados por nós, jardins internos e externos, de todos os tipos e em todos os lugares, e se inspire!
Todas as imagens são da autoria dos Paisagistas Benjamim Lopes e Cristina Sangaletti, planejados e executados pelos mesmos.
M. Raquel Sangaletti
Reform