Pintura: Tintas e Acabamentos

29/06/2017 | Danilo Flausino

Pintura: Tintas e Acabamentos

Uma cara nova para o lar é sempre o desejo de várias pessoas, certo? Pode ser uma nova fachada, uma decoração diferenciada, uma área de lazer para chamar os amigos e reunir a família toda ou uma simples pintura nova, que além de modificar a aparência, pode cair muito bem. O primeiro passo para a reforma de sua pintura, seria a escolha das novas cores e o tipo de acabamento que elas possuem, para deixar o ambiente ainda mais aconchegante. Hoje, no mercado, possuem vários tipos de tinta para os mais diversificados tipos de trabalhos, sejam eles dentro ou fora da residência, e, se informar melhor sobre essas diferenças influencia totalmente no resultado final da pintura, seja pela qualidade e até mesmo pela durabilidade.

Com essa variedade de produtos as dúvidas sempre tomam conta da cabeça na hora da decisão, e pensando em auxiliar você a fazer a melhor escolha, preparamos um guia com os tipos de tinta e acabamentos mais utilizados. Confira!

Paredes e Tetos

Para paredes os tipos mais utilizados são as tintas: Látex PVA e Látex Acrílicas.

Para paredes internas, ou seja, no interior da residência, podem ser utilizados os três diferentes tipos de tinta Látex que dão três tipos de acabamentos diferentes (Econômica – Fosco; Standard – Acetinado; e Premium – Brilhante). A opção por um dos tipos, depende do gosto do cliente pelo tipo de acabamento desejado.

Para paredes externas, ou seja, fachadas, muros e laterais da edificação, onde há incidência de chuvas, ventos, etc. as Látex também podem ser utilizadas, porém o mais indicado são as Standard ou Premium devido a proteção a intempéries que possuem em sua composição. Há ainda casos onde tintas específicas são utilizadas como em banheiros (bacter kill – “assassina de bactérias”: possuem acabamento acetinado e não acumulam mofos) e edificações litorâneas que devem possuir uma proteção anti-maresia.

Paredes e Tetos

As tintas Látex Acrílicas são diferentes das Látex PVA devido a resina utilizada na fabricação. As tintas PVA possuem acetato de polivinila e as Acrílicas são feitas a base de resina acrílica. Devido a estas diferenças, muitos imaginam que as tintas PVA são indicadas restritamente para uso interno por questões de durabilidade e por serem frágeis a qualquer lavagem, porém existem as tintas Acrílicas Econômicas, indicadas exclusivamente para uso no interior da edificação e as Látex PVA Standard e Premium que podem ser utilizadas em paredes externas sem nenhum problema.

Madeiras

Para as madeiras em áreas internas a recomendação frequente é o uso de Vernizes, Stains, Tintas a Óleo e Esmaltes. Estes materiais além de evitar trincas e rachaduras, auxiliam na proteção contra o envelhecimento precoce e degradação do material protegendo contra a água, combatendo a formação de fungos e deixando o ambiente ainda mais agradável. Já para as madeiras em áreas externas, que ficam expostas ao tempo e à intempéries, vernizes com filtro solar e esmaltes Premium são as mais indicadas por conta da proteção que passam para a peça de madeira.

O tipo do acabamento depende bastante do gosto do cliente e de alguns fatores como o grau de proteção adequado e o local de aplicação, mas nem sempre a solução adequada é a que agradaria os olhos do cliente, e, da mesma forma que a escolha que ficaria mais ao gosto do cliente pode não trazer a proteção e a solução adequada.

Pintura de Madeira

Vernizes – Versões Brilhante e Acetinado; Acabamento sofisticado que destaca as camadas da peça de madeira;

Stains – Realçam a tonalidade da madeira; Foscos; Não formam filme sobre a peça; Deixam as camadas à mostra, realçando o aspecto rústico e natural a peça;

Tintas a Óleo e Esmaltes – Realçam a tonalidade da madeira e escondem os veios da madeira.

Verniz

Metais

Os mais indicados e utilizados são os Esmaltes e as Tintas a Óleo, seja para o interior ou para o exterior da edificação.

Pintura em Metal

Pisos internos

As Tintas Epóxi são as mais indicadas e utilizadas sobre pisos internos devido à baixa resistência a raios solares. Apresentam excelente resistência à abrasão, aderência, dureza e a água.

Pintura de Piso Interno

Pintura de Piso Interno

Acabamentos

Conforme citado anteriormente, existem diversos tipos de tinta e cada uma delas proporciona um tipo diferente de acabamento. Os acabamentos mais comuns e utilizados nos ambientes são:

Fosco – Sem brilho; Disfarça irregularidades nas superfícies e proporciona aparência uniforme;

Acabamento Fosco

Acetinado – Brilho intermediário (entre Fosco e Semibrilho); Intensidade do brilho disfarça imperfeições nas superfícies; Boa resistência à água e mofos;

Acabamento Acetinado

Semibrilho – Proporciona brilho e reflexos intensos; Indicado para superfícies sem imperfeições; Excelente resultado em batentes, portas e janelas;

Acabamento Semibrilho

Brilhante – Indicado para detalhes em gessos, portas, batentes, janelas, rodapés e etc; Não permite retoques e peças com imperfeições por ficarem bastante visíveis; Facilidade na limpeza por deixar a superfície lisa.

Acabamento Brilhante

Acabamentos

O resultado final da pintura depende principalmente das condições de execução e do ambiente. A escolha do tipo adequado de tinta para cada ambiente, os acabamentos que elas proporcionarão e a contratação do profissional capacitado também são fatores que influenciam diretamente neste resultado satisfatório. Espero que tenha gostado das dicas! Até a próxima!

Danilo Flausino
Reform