Projetos: A Importância Para Reformar ou Construir

09/08/2017 | Danilo Flausino

Projetos: A Importância Para Reformar ou Construir

No dia-a-dia quando adquirimos algum produto, na maioria das vezes, este vem acompanhado do famoso “manual de instruções”. E assim como qualquer tipo de produto que compramos, as edificações não são diferentes. Mas aí você pergunta: “O que seria então o manual de instruções da minha casa?”. Te respondo prontamente: OS PROJETOS!

Seja para reformar ou construir, a ausência de projetos pode na maioria dos casos, aumentar ainda mais os gastos planejados para a obra e no final, fica sempre a impressão de que a economia gerada em não elaborar os projetos, acabou saindo mais caro do que com eles em mãos. E pensando em esclarecer alguns pontos e aconselhar da melhor forma possível, preparamos mais este artigo para deixar sempre o seu ambiente de obra o mais tranquilo possível. Confira!

Importancia dos projetos

Iniciar uma reforma ou construção sem projeto é um erro grave, mas infelizmente comum no dia-a-dia. É importante lembrar que a elaboração dos projetos serve como um mapa da edificação para antecipar possíveis imprevistos além de detalhar, especificar e quantificar os materiais e as execuções necessárias para a obra, otimizando o resultado da mesma com o mínimo de perdas ou desperdícios.

A elaboração dos projetos que são necessários para uma obra, são de responsabilidade de profissionais de engenharia e arquitetura e são complementares para a harmonia total da obra. A partir do desenvolvimento do projeto, a escolha dos materiais adequados para cada ambiente é facilitada. Além das partes decorativas, como revestimentos, pisos e móveis, o projeto deve englobar também a previsão das instalações hidrossanitárias (água fria, água quente, esgoto e pluvial) e elétricas, executadas sempre de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o que resulta em um maior conforto e segurança para os usuários.

A elaboração dos projetos que são necessários para uma obra, são de responsabilidade de profissionais de engenharia e arquitetura

Outro ponto essencial para um resultado encantador aos olhos do cliente, é o desenvolvimento de um projeto de interiores para prever espaços adequados para circulação e uso coerente da iluminação, o que resulta em economias futuras nas contas de energia elétrica. Exceder ou faltar iluminação, usar luz branca em locais que são necessárias outras colorações e lâmpadas inadequadas para o ambiente são os erros mais corriqueiros quando não se elabora um projeto necessário.

Mas aí surge mais uma dúvida: “Quais os tipos de projetos que eu posso precisar?”

É claro que isto também vai variar de acordo com o seu tipo de obra, se é uma simples reforma, uma construção residencial do zero, ou até mesmo uma edificação comercial, industrial ou especial no caso de hospitais, clínicas, etc. Para cada tipo de edificação, podem variar os projetos necessários, porém, para todos os casos são sempre essenciais. Costumam fazer parte do projeto, definições como:

  • Terraplenagem;
  • Fundações (após a sondagem adequada do solo);
  • Arquitetura (planta baixa, cortes, fachadas, locação, etc.);
  • Paisagismo;
  • Interiores;
  • Estruturas (metálica, madeira, concreto, alvenaria estrutural);
  • Instalações Hidrossanitárias;
  • Instalações Elétricas;
  • Análise térmica/energética;
  • Impermeabilização;
  • Combate a Incêndio;
  • Ar condicionado;
  • Automação;
  • Segurança predial;
  • Drenagem;
  • Pavimentação;
  • Elevadores ou transporte vertical;
  • Acústica;
  • Meio ambiente;
  • Impacto de tráfego;
  • Dentre outros que devem ser verificadas as exigências, junto a órgãos fiscalizadores competentes.

Qual tipo de projeto vou precisar?

Na definição dos projetos necessários para sua obra, também se enquadra o planejamento geral da mesma com a elaboração de orçamento detalhado e o cronograma físico-financeiro.

O orçamento detalhado, apresenta com variações de erros mínimas, a quantidade e a descrição dos materiais a serem utilizados, bem como a mão-de-obra necessária para cada atividade da obra, sendo possível uma maior precisão no quantitativo geral de materiais e nos valores que serão gastos para a aquisição dos mesmos.

E, o cronograma físico-financeiro é uma representação gráfica da previsão da execução da obra, no qual se apresentam os prazos e os gastos de cada fase do projeto.

Definições do projeto

E às vezes, mesmo consciente da importância do projeto e do acompanhamento da execução do mesmo, o proprietário erroneamente prefere não elaborar os projetos, "porque um pedreiro conhecido da família tem anos de experiência e que “nunca” caiu nada". É aí que mora o maior perigo de todos! Sem a explicação que o projeto dá, nunca se terá a certeza de quanto será investido nesta determinada obra, seu desempenho construtivo, e ainda, quando será sua conclusão.

A elaboração dos projetos necessários, representam de 2 a 4% do valor do custo da obra, e ainda geram economias em fases posteriores, o que torna a não elaboração dos projetos, uma economia completamente ilusória.

A elaboração dos projetos representam de 2 a 4% do valor do custo da obra

Portanto, lembre-se sempre: o sucesso de qualquer tipo de obra começa com a elaboração dos projetos necessários que serão úteis para o funcionamento e bem estar da edificação. Para isto, você já sabe, a contratação de um profissional de engenharia ou arquitetura é essencial! Conte com a gente! Até a próxima!

Danilo Flausino
Reform