Quando Devo Fazer Uma Reforma?

31/08/2017 | M. Raquel Sangaletti

Quando Devo Fazer Uma Reforma?

Para a grande maioria reformar é sinônimo de decorar ou modernizar o estilo da casa. As pessoas focam em mudar a cor da parede, trocar os móveis ou o piso, dão atenção para a aparência estética e deixam despercebido o que realmente precisa de reparos técnicos. Neste artigo vamos citar alguns sinais de que sua casa está precisando de algum reparo.

"Há dois tipos de sinais que podem indicar riscos - que vão desde a deterioração da construção ao longo dos anos até seu desabamento. No primeiro caso, o aparecimento de trincas e fissuras chama a atenção. Já nó segundo exemplo, são manchas de umidade que dão o primeiro alerta." - diz o Professor e Engenheiro Massayuki Mário Hara.

O ideal é que a construção receba vistoria a cada cinco anos por um profissional especialista em patologias de construção, na intenção de prevenir alguns problemas antes mesmo de causar danos.

Abaixo vamos citar os problemas mais recorrentes e também algumas soluções:

- Infiltração e Umidade: É um dos primeiros sinais de que a construção não anda bem. As características se resumem em mofo, escurecimento e estufamento das paredes e se não for rapidamente resolvido afeta o acabamento descolando pisos e azulejos e pode até prejudicar a estrutura.

 Antigamente se usava ferro galvanizado nas tubulações, esse material dura no máximo 30 anos, por esse motivo esse tipo de encanamento apresenta maior vazamento por conta das corrosões causadas pelo tempo. 

Neste caso é necessário localizar o vazamento, quebrar a parede e fazer a troca de toda a tubulação danificada.

Por este motivo recomendamos evitar a infiltração, que é mais fácil do que combate-lá. Evite o acúmulo de sujeira fazendo periodicamente a limpeza da caixa de gordura, tubos e caixas de passagem de esgoto e calhas que evitam que esse mal aconteça.

Infiltrações

- Instalações Elétrica e Hidráulica: Essas instalações dizem respeito a fiação elétrica, estrutura hidráulica, ar-condicionado e automação residencial.

 É comum presenciar quedas repentinas da chave elétrica, esse caso indica que a fiação é muito fina, antiga ou que o quadro de energia não está sendo o suficiente para tamanha demanda, principalmente quando o imóvel é antigo e devido ao avanço tecnológico e disponibilidade de grandes opções de diversos aparelhos eletrônicos, que tendem a sobrecarregar um sistema insuficientemente.

Recomenda-se a troca de toda a fiação para evitar acidentes mais graves, como um incêndio causado por curto circuito elétrico.

Canos estourados ou retorno de água pelo ralo indica que a estrutura hidráulica precisa ser renovada, assim como a instalação de ar-condicionado ou de automatização também pede por renovação nos tubos, pois necessitam de ajustes estruturais e técnicos para melhor viabilização.

O ideal quando surge esses problemas é refazer todo o encanamento e tubulação novamente, aproveitar o "quebra-quebra" e evitar estresse futuramente.

Instalações Elétrica e Hidráulica

- Acabamentos: A vida útil da tinta costuma ser bem curta, no máximo 5 anos, por esse motivo recomendamos reaplicações periodicamente para manter sua aparência nova e evitar o descascamento da mesma.

 Não só a tinta mas o papel de parede e revestimentos em geral necessitam manutenção frequente por ter pouca resistência ao tempo, e algumas vezes a manutenção não é o suficiente, solucionando apenas com a troca do material.

Acabamentos

- Esquadrias de Portas e Janelas: É normal que ao longo dos anos as portas e janelas comecem a emperrar por conta da dilatação da madeira ou enferrujamento do ferro, além de perder sua estética e sua função de isolar e proteger o interior do imóvel.

 Há manutenção, porém, recomendamos investir em esquadrias novas e modernas, com melhor manuseio e isolamento térmico acústico.

Esquadrias de Portas e Janelas

- Estilo Arquitetônico: As tendências mudam dia após dia, você pode ter seu próprio estilo, mas uma hora vai enjoar ou simplesmente resolver mudar tudo.

 Para isso, indicamos uma consulta com especialista em design de interiores para orientação da mudança na decoração e no revestimento, além dos móveis.

Mudança é sempre bem vinda e além de inovar, valoriza seu lar!

Estilo Arquitetônico

- Estilo de Vida: A mudança do estilo de vida também pede uma reforma. Há famílias que crescem, tem seus filhos, animais de estimação e pedem ampliação e planejamento do espaço. E há famílias que diminuem, os filhos se mudam e o quarto vira escritório ou sala de televisão. Cada caso é um caso, mas para tudo há solução!

Estilo de Vida

Esperamos que tenham aproveitado as informações, e já sabem: Perceberam algum sinal de reforma? Chame a REFORM - quem mais entende do assunto!

M. Raquel Sangaletti
Reform