Saiba Mais: 11 Dicas Para Contratar Mão de Obra Para Uma Reforma ou Construção

20/09/2017 | Kamila Nunes

Saiba Mais: 11 Dicas Para Contratar Mão de Obra Para Uma Reforma ou Construção

Se você pensa em fazer sua obra diretamente com um empreiteiro, sem o gerenciamento ou acompanhamento de um profissional da área, existem alguns cuidados que devem ser tomados. Seja para obras maiores, como a reforma inteira de uma residência como para obras pequenas como uma reforma de um banheiro. Alguns destes cuidados são interessantes de serem observados.

1. Procure referências – Quem te indicou? Se você o encontrou através de uma pessoa pouco conhecida ou outra maneira qualquer, vale a pena pedir para visitar algum trabalho que ele tenha realizado, e talvez conversar com algum antigo empregador. Se não houver referência nenhuma, desconfie. Existem muitos que dizem “fazer tudo” no mercado, mas  que na verdade não fazem nada.

2. Tenha um projeto – A recomendação é sempre ter um projeto em mãos, ainda que algo simplificado. O projeto serve como instrução para que você não tenha de ficar na obra o tempo todo tirando dúvidas e ainda ajuda a prever custos e se preparar para a compra de materiais. Sem contar que o resultado final tende a ser muito melhor se pensado com cuidado no papel antes!

Tenha um projeto

3. Combine prazos – Se prepare para atrasos, pois infelizmente eles são comuns, mas tenha um limite para isso. Combine com o encarregado um tempo para a obra e um adicional de tempo por conta de chuvas ou outros problemas, se a sua obra for do tipo que sofre essa interferência. É importante um bom entendimento nesta questão.

4. Faça um contrato – Independente do tamanho e complexidade, é sempre muito importante ter tudo no papel: prazos, forma de pagamento, descrição das atividades a serem realizadas, multa (se for o caso) e forma de pagamento. Deixe sempre ao menos uma parcela para ser paga só depois da entrega e aceite da obra. Anexe o projeto ao contrato, assim você terá tudo ainda mais claro numa eventual confrontação.

5. Reveja tudo – Pensar em todos os itens que se deseja antes do inicio do projeto, é essencial. Itens como os pontos elétricos, som, alarme, hidráulica e outros, quando são esquecidos é uma grande complicação para realizá-los mais tarde. E um desperdício de dinheiro. Caso tenha dificuldades, contate um profissional para auxilia-lo.

Reveja tudo

6. Relação de material – Se o seu encarregado da obra não for comprar os materiais, veja com ele toda a relação de materiais que tem de ser encomendado. Combine datas dos pedidos e prazos de entrega, pois a falta de materiais pode ser responsável por muitos dos atrasos na obra. Se sua obra requer a compra de grandes quantidades, maior fica o seu poder de barganha, conseguindo assim uma redução nos custos.

7. Proteções e entulhos – Quem vai pagar a caçamba? Quem vai pedir a troca? Ela pode ficar estacionada na frente da obra? O encarregado vai colocar as proteções no piso depois de realizá-lo? De que tipo? Essas questões costumam ser esquecidas, ou deixadas para serem conversadas apenas durante a obra. Converse cuidadosamente com o seu encarregado sobre essas questões.

8. Segurança da obra – Há momentos, dependendo da obra, que há um valor alto em material estocado. Um assalto pode atrapalhar todo o seu orçamento e ainda gerar grande mal estar na obra, desconfianças entre os trabalhadores e cliente, e assim por diante. Geralmente vale a pena fazer um seguro se sua obra tem um porte médio.

9. Entenda os processos - Antes de começarem os trabalhos, tente entender, através de conversas com o encarregado de sua obra, como as coisas serão feitas, quais procedimentos e metodologias serão aplicadas. Pergunte até entender tudo, essa é uma forma de torná-lo capaz de controlar o andamento dos trabalhos, e obrigará o encarregado á raciocinar sobre o processo de todo o trabalho a ser feito.

Entenda os processos

10. Acompanhe o trabalho – Faça um acompanhamento de perto durante a obra, mas não “sufoque” o trabalhador. Elogie sempre que for pertinente para incentivá-lo a dar seu melhor. Caso a obra esteja atrasada exija firmemente resultados, mas cuidado para evitar deixar um clima ruim ao ponto dos trabalhadores pensarem em deixar a obra.

11. Faça um recebimento de obra - Quando o trabalho terminar faça um recebimento formal da obra com o encarregado. Esse recebimento, também conhecido como aceite de obra, é um procedimento muito importante. Veja todos os pormenores, cheque se todos os pontos elétricos, hidráulicos e demais sistemas funcionam corretamente. Depois desse recebimento, acerte a parcela de retenção conforme o contrato.

A maior parte da obra gera pequenos problemas e algumas preocupações. A postura com que você acompanha esse processo é muitas vezes fundamental e pode fazer a diferença entre ver o seu sonho ser erguido ou ver tudo se transformar num pesadelo.
Caso os problemas estejam incomodando ao ponto de você estar infeliz, está na hora de chamar um profissional da área para interceder.

Boa sorte com a sua obra e tente se divertir!

Kamila Nunes
Reform