Saiba Mais: Quais os Revestimentos mais Práticos para a Limpeza

25/10/2017 | M. Raquel Sangaletti

Saiba Mais: Quais os Revestimentos mais Práticos para a Limpeza

É comum na hora de escolher o revestimento a pessoa se preocupar com detalhes da aparência, cor, se aparenta ser moderno e elegante, o valor e a durabilidade do material e derivados... Porém, o detalhe que leva em conta além destes citados, é a facilidade de limpeza durante o uso.

Parece conversa fiada, mas quem sofre com a limpeza de um revestimento escolhido sem pensar no assunto, sabe do que estamos falando! 

 É importante você ter certeza na hora de escolher um revestimento 3D, trabalhado em gesso, que concordamos ser maravilhoso mas que necessita de manutenção e cuidados especiais toda semana.

Para quem preza por um revestimento fácil de limpar, fizemos este artigo indicando os mais práticos e consideráveis na hora da limpeza.

"A escolha do revestimento adequado facilita a rotina de quem cuida da casa, portanto é uma boa ideia evitar aqueles que não favorecem a limpeza. “Os pisos que têm brilho refletem a sujeira, assim como os muito claros podem denunciar rapidamente um fio de cabelo, por exemplo”, alerta a arquiteta Adriana Victorelli.

Primeira Opção: MÁRMORE OU GRANITO.

Apesar de serem materiais considerados caros, são os melhores para quem quer evitar a fadiga. São materiais impermeabilizados e resistentes, e por serem pedras heterogêneas com diversas manchas naturais de outras cores, ajudam a disfarçar a maioria dos tipos de sujeira.

Além disso, a instalação desses pisos forma junta seca, com o rejunte fino. Assim, não há acúmulo de sujeira e os rejuntes claros não ficarão encardidos.

Segunda: CLARO OU ESCURO?

Engana-se quem acha que os pisos escuros disfarçam a sujeira, nos pisos escuros principalmente em pretos polidos e não-foscos, a sujeira pode ser observada, assim como marcas de pés e gordura, e mesmo com sua cor escura ainda dará a impressão de que o ambiente não foi bem limpo.

Os pisos claro destacam a sujeira por ficar mais visível, a opção certa neste caso é tons de cinza ou bege, principalmente os que possuem veios e pigmentos, considerando que não dão tanto destaque a sujeira.

Terceira: E O PORCELANATO?

O porcelanato comum é um piso rígido e não absorve água ou impurezas por ter baixa porosidade. Assim como o mármore e o granito, as juntas formadas pelo rejunte são finas, evitando o acúmulo de sujeira.

Dentro de suas variedades, há porcelanatos com efeitos que imitam madeira, fibra natural e pedras; esta última opção sendo benéfica para disfarçar a sujeira do ambiente.

O porcelanato polido tem aspecto brilhoso que acompanha uma desvantagem – é um piso fácil de ser marcado pelos pés que passam por ele e aparenta a sujeira do chão. Entretanto, sua limpeza é prática e simples. Não é recomendado para cozinhas por ser o tipo de porcelanato mais sensível e delicado.

Já o porcelanato esmaltado é resistente e fácil de limpar. Fica menos visível à sujeira e não cria manchas com o tempo. Recomendado principalmente para ambientes que tendem a molhar, como banheiros e áreas de piscina.

Quarta: CERÂMICA? SERÁ?

Tanto o piso quanto as pastilhas de cerâmica disfarçam a sujeira, não mancham e são fáceis de limpar. Entretanto, o rejunte fica encardido com facilidade e sua resistência não é das melhores.

Quinta: MAS E O GRANILITE?

Granilite é muito parecido com o cimento queimado, porém é mais resistente devido a presença de minérios em sua composição e deixa os ambientes mais elegantes. Esse revestimento possui uma vida longa, sendo forte e duradouro, entretanto sabe-se que está sujeito ao surgimento de fissuras ou trincas, que fazem parte de sua natureza mas que são possíveis de ser restauradas. É muito usado em cozinhas e salas por não deixar a sujeira evidente e ser fácil de limpar. 

Sexta: CIMENTO QUEIMADO?

É uma opção muito apreciada para pisos por não possuir rejunte, por isso sujar menos, e ainda assim ser de fácil limpeza. Entretanto, seu uso em cozinhas deve ser bem pensado, pois respingos de gordura podem manchar o revestimento.

Sétima e Última Opção: A MADEIRA.

O uso da madeira vai depender principalmente da coloração. Quanto mais escura, mais difícil de aparentar a sujeira. Entretanto, se o tipo de madeira for brilhoso, facilita a aparição de sujeiras presentes no ambiente. O porém da madeira são os cuidados e limitações para limpar, exigindo limpeza a seco e longe de produtos químicos.

E aí? Ficou fácil de limpar? Mais duvidas ou perguntas entre em contato conosco! 

REFORM REPAROS & REFORMAS

Pensou > Clicou > Limpou!

 

M. Raquel Sangaletti
Reform