Saiba Mais: 05 Dicas para Melhorar sua Varanda!

02/11/2017 | Kamila Nunes

Saiba Mais: 05 Dicas para Melhorar sua Varanda!

Cada vez mais as varandas estão se tornando uma extensão da sala de estar. Os projetos atuais fizeram com que as varandas passem a fazer para da área comum, muitas vezes sem uma divisão, ganhando assim mais amplitude no ambiente e integração. Até mesmo os edifícios que não se enquadram no “alto padrão”, estão utilizando estes espaços para ampliar e harmonizar o imóvel.

1 - Abuse dos vidros

Uma solução moderna para fechar a varanda sem perder a vista e melhorar os ruídos externos , é a utilização de vidros incolores, que correm por todo o comprimento da sala sem nenhuma estrutura aparente, a varanda é facilmente isolada do ambiente externo e ligada ao restante da casa sem prejuízo à vista.

Vidros

2 - Materiais e acabamentos

Alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora de definir os acabamentos para sua varanda. Para os pisos, é indicado o uso de materiais com alta durabilidade e fácil manutenção, e também pouco porosos, como porcelanato natural, emborrachados, fibras e alumínio. Outros exemplos que devem ser evitados são: a madeira, que não tenha recebido tratamento para água e os pisos muito polidos, que podem ser tornar escorregadios.

Outra questão importante é a exposição dos revestimentos ao ar que vem de fora. Assim, não se deve utilizar os mesmos materiais da sala se eles não oferecerem resistência a agentes naturais como chuva, sol, poluição, vento, calor e umidade.

Materias e Acabamentos

3 - Fatores externos influenciam na escolha dos materiais

Antes de escolher o mobiliário da varanda, identifique as características do ambiente local. As varandas localizadas em coberturas de edifícios geralmente têm uma configuração que se assemelha a varandas de casas, isto é, há espaços cobertos e descobertos.E se o apartamento estiver localizado em áreas litorâneas, os fatores que influenciam a durabilidade e a manutenção são mais numerosos. A luz do sol é mais intensa e a areia e a maresia podem causar danos irreparáveis.

Nestes casos optar por porcelanato em tom claro para o piso ajuda a reter o calor, e este tipo de material bastante resistente á abrasão e aos intempéries. Para o revestimento uma boa dica são as pastilhas de cor clara, pois elas refletem pouco a luz solar e dão uma cara moderna a sua varanda. Outra material que pode ser amplamente utilizado é a madeira, pois não absorve calor, mantendo assim o local sempre fresco.

Fatores Externos

4 - Projetos multifuncionais

A fumaça e o cheiro gerados nas churrasqueiras, presentes na maioria das varandas dos apartamentos mais novos, também pedem materiais resistentes e de fácil limpeza. O granito, por exemplo, está presente em grande parte das pias de espaços gourmet. Outro material que “casa” perfeitamente com o granito é a madeira, podendo assim criar um balcão para ganhar espaço no preparo da comida ou até mesmo uma mesa, em caso de varandas maiores, para receber os convidados.

Projetos Funcionais

5 - Iluminação

Como a varanda faz parte da fachada do empreendimento, normalmente os pontos de iluminação no teto já vêm definidos. Para complementar, pontos focais podem ser embutidos em gesso ou instalados em diferentes locais para valorizar painéis, bancadas, prateleiras e nichos e destacar objetos e plantas, que também podem ser iluminadas por espetos de luz posicionados nos próprios vasos. 

Essa iluminação decorativa deixa o ambiente mais aconchegante e confortável. O ideal é criar diferentes possibilidades para um mesmo espaço, pois se quiser ter um ambiente de festas, você poderá combinar as luzes diretas e indiretas, e em momentos mais “relax”, você pode ficar só com a iluminação de plantas, lanternas com velas e arandelas.

Iluminação

Espero que tenham gostado do nosso post!

Aproveite que o fim do ano está chegando e REFORM sua varanda para receber os convidados!

Até a próxima pessoal! =)

Kamila Nunes
Reform