Imóvel Alugado? Dicas de como Decorá-lo

30/11/2017 | Kamila Nunes

Imóvel Alugado? Dicas de como Decorá-lo

Morar em uma casa ou apartamento alugado ainda é a realidade de muitas pessoas, porém isso não precisa significar abrir mão de ter uma decoração confortável e que reflita a personalidade das pessoas que moram ali. Há muitas possibilidades de agregar valor aos ambientes sem que isso implique em fazer um investimento alto ou em algo que não será você que poderá aproveitar no futuro.

O maior problema enfrentado de se decorar espaços alugados, é o medo de investir em algo que não será para seu benefício, e assim acabam deixando de transformar o imóvel alugado no seu verdadeiro “lar”.

Mudanças mais drásticas como troca de piso, quebras de paredes realmente são mais complicadas e precisariam de uma autorização do proprietário do imóvel. Porém, é possível fazer uma decoração acolhedora e adequar os espaços sem que sejam necessárias tais mudanças drásticas, basta pensar com criatividade.

1 – Móveis práticos sempre

Móveis práticos

O primeiro passo em um projeto é definir a melhor posição para os móveis, levando em conta as instalações elétricas e tomadas já existentes. Portanto, a escolha adequada do mobiliário é fundamental para o sucesso da decoração. 

A melhor coisa que uma pessoa pode fazer ao ter em mente que morará de aluguel é investir em móveis práticos, que tenham fácil montagem e desmontagem, e possam ser dispostos e utilizados de diversas formas, facilitando a alteração constante do visual nos ambientes e dando tranquilidade caso seja necessária uma futura mudança. 

Além da praticidade, os móveis devem ter um tamanho regular, nem grande, nem pequeno demais, para facilitar seu encaixe ajustado nos diversos ambientes e ter um design que seja do gosto da pessoa, claro. 

2 – Papel de parede pode ser uma boa escolha

Papel de parede pode ser uma boa escolha

Existem versões de papéis de parede para todos os gostos, com padronagens diversas, brilhos, texturas e até mesmo lisos e opacos, que se assemelham ao resultado de uma parede pintada. 

Papéis de parede são fáceis de aplicar e retirar e podem mudar completamente um ambiente, por ter a capacidade de dar novas cores sem fazer sujeira e bagunça.

 3 – Não tenha medo de abusar dos tapetes 

Não tenha medo de abusar dos tapetes

Além de trazer mais beleza ao ambiente, conviver em uma casa com tapetes é uma delícia, pois estes estimulam o tato dos pés, ao circular descalço, promove conforto térmico de modo geral e melhora a acústica do ambiente, evitando incomodar vizinhos com barulho de salto ou sons do home theater, por exemplo.

Os tapetes são excelentes alternativas para quem não gosta do tipo do piso do apartamento alugado ou para esconder defeitos, como rachaduras arranhões e manchas.

4 – A criatividade e personalidade podem ser expressadas por itens de decoração

Imóvel Decoração

Comprar obras de arte como esculturas e quadros e emoldurar fotos e pôsteres, colecionar itens de viagens, escolher belas luminárias, lustres, adesivos decorativos, vasos com plantas ou flores, cortinas, almofadas e mantas pode revolucionar a apresentação de uma sala; assim como, adquirir roupas de cama e banho de qualidade, com bordados e aplicações pode deixar muito mais refinados quartos e banheiros. Inclusive a criatividade na organização de toalhas e utensílios do banheiro podem deixar o ambiente mais bonito e agradável.

Imóvel Decoração

Já que o apartamento alugado não permite o investimento em reformas, aproveite a economia de dinheiro para comprar os melhores e mais belos acessórios de decoração que ficarão para sempre com você.

Assim sendo, não há porque deixar de decorar o lar alugado, pois existem inúmeras formas de customizar ambientes de maneira reaproveitável e que deixe a casa com o jeito aconchegante que se gosta.

Espero que tenha gostado do nosso post! Até á próxima =)

Kamila Nunes
Reform