Como será o seu apartamento do futuro?

27/12/2017 | Júnior Lima

Como será o seu apartamento do futuro?

Você já chegou a imaginar como vai ser a vida daqui a dez anos? Ou então daqui a vinte anos? Quem sabe cinquenta ou cem anos? Às vezes é interessante pensar no futuro para se planejar e além disso viajar para uma outra época com a ajuda da imaginação. Há muitos filmes que retratam um futuro distópico, utópico, mas afinal como será a possível realidade?

O que se sabe é que as coisas estão mudando a uma velocidade como nunca imaginada, o século XX e XXI trouxeram revoluções jamais vistas em toda a história da humanidade. Em 1970 por exemplo nasceram os Lofts, no ano de 2006 a utilização de Contêineres na Construção Civil; Quitinetes, Duplex, Flat, e mais recentemente a criação de Garden ou Giardino, que é uma construção no térreo de um prédio englobando um espaço mais amplo por conter varanda/terreiro, muito verde e até mesmo piscina, uma forma de valorizar o apartamento térreo que antes era o menos procurado.

Como nosso assunto é a evolução no mundo das construções. Quando se fala no futuro em relação às moradias, o que você imagina? Nós da Reform imaginamos o seguinte:

ESPAÇOS MENORES, MAS AO MESMO TEMPO COM MUITO RECURSO

Seguindo a tendência das quitinetes, devido ao aumento populacional, as casas e apartamentos tendem a ter uma metragem cada vez menor. Na China devido ao acúmulo de pessoas nas cidades existem os chamados cubículos (que são espaços demasiadamente apertados em que as pessoas vivem, muitas vezes sem higiene alguma) esse é um exemplo assustador, porém há soluções para tornar tal ambiente habitável, como a não existência de divisões, os móveis planejados que se transforme em outros no caso do sofá cama, uma decoração que realce o ambiente e também organização pessoal, afinal, em um espaço pequeno é necessário um esforço para torná-lo morável. Mostrando que dá para montar um ambiente agradável, na cidade de São Paulo há um projeto para construir apartamentos de dez metros quadrados, um espaço pequeno, mas que pelas fotos se mostram bem aconchegantes.

O FUTURO ENALTECE O VIDRO

 

O vidro que ajuda na entrada de luz natural já está em alta, mas no futuro ficará mais ainda em evidência. Há por exemplo como já foi retratado em um artigo anteriormente que o vidro é um incômodo para certas pessoas devido à falta de privacidade, mas já há tecnologias disponíveis que pode ser acoplada a esse vidro servindo para escurecê-lo e assim proteger as pessoas de dentro do imóvel, a utilização do vidro proporciona uma economia na conta de luz no fim do mês pelo fato de separar parte da luz que será refletida e parte que será refratada para dentro do ambiente. Há ainda sua aplicação inteligente para o avanço que é a internet das coisas, mas falaremos disso a seguir.

 

O POTENCIAL DA INTERNET DAS COISAS

Imaginou entrar em casa depois de um dia cansativo querendo tomar uma cerveja, mas você esqueceu de comprar. Bem, se sua geladeira moderna estivesse programada ela mesmo pediria na conveniência ou mercado sua cerveja e qualquer alimento que você queira e ele seria entregue em sua casa, assim você economizaria tempo, que é a moeda do século. Uma casa ou apartamento inteligente irá contar com quesitos da realidade aumentada para se decidir por exemplo a roupa que você irá usar em uma reunião, comandos de eletricidade, contra incêndio, segurança de quem é convidado a entrar e quem não é, mobilidade, monitorar a saúde de quem está dentro do espaço. Vários recursos utilizados para facilitar a vida; a internet das coisas em resumo é tirar a internet das plataformas e encontrar ela em vários locais, em objetos, viva, como se fosse um outro elemento como é a água, o ar, o fogo, etc.  

O USO DA IMPRESSÃO 3D NA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

Já pensou na possibilidade de acompanhar de perto a impressão e montagem de sua própria casa? Então, essa realidade vai chegar, terá empresas especializadas nesse processo, que é algo bem inovador e fenomenal. A impressão ocorre de placas em placas para a montagem, utiliza-se como material lama, fibras, e próprio concreto.  O processo é rápido se comparado à construção padrão, uma casa executada na China demorou cerca de vinte e quatro horas para ficar pronta, e seu tempo de duração e resistência é algo bastante inacreditável, cerca de cento e setenta e cinco anos, seus custos também são bem acessíveis. Imagina morar em algo tão inovador assim? Vamos esperar passar alguns anos e ver se essa tecnologia aterrissa por aqui.

 

Em resumo, seu apartamento do futuro possivelmente estará em um prédio impresso em 3D, com apartamentos pequenos para proporcionar uma acomodação simples, mas ao mesmo tempo aconchegante devido ao crescimento populacional, com várias placas de vidro inteligente acoplados à estrutura do edifício, que escurece conforme a sua necessidade, e a IoT (internet das coisas) facilitando a vida ao tornar a tecnologia e a internet ainda mais ativa, de forma que ninguém precise se conectar, mas que já esteja conectado vinte e quatro horas por dia graças a realidade virtual e a inteligência artificial.

 

Gostou de imaginar com a gente o futuro? A Reform sempre se preocupa com as tendências e em proporcionar a você o que há de mais atual e melhor no marcado.

 

Júnior Lima
Reform