COMO MELHORAR A SEGURANÇA EM NOSSAS CASAS?

08/02/2018 | Júnior Lima

COMO MELHORAR A SEGURANÇA EM NOSSAS CASAS?

 A Construção Civil precisa fornecer normas de segurança desde o projeto de uma obra até sua finalização. A segurança é um assunto importante em vários aspectos e nada melhor do que viajarmos nesse termo tão falado, ainda mais em uma época cheia de restrições e dúvidas, por exemplo quando uma pessoa que está prestes a alugar imóvel se pergunta: É melhor optar por morar em um prédio, condomínio, ou uma residência padrão? Bem, é necessário dizer que a segurança virou um artigo de luxo que até aumenta os custos padrões de um espaço. Porém, é importante ressaltar sua importância e como a Reform pode ajudar você com essas questões, começando por solucionar aqui algumas dúvidas.

O primeiro passo para construir, quando você inicia um projeto, é imprescindível você se ligar para duas questões: a localização e a infraestrutura. O terreno quando bem localizado tende a custar mais caro, possivelmente isso irá demandar que você diminua a metragem do projeto, porém essa diminuição está ligada com a segurança, é preciso um espaço bom para a estrutura ser feita de forma adequada, por isso é importante que o projeto seja acompanhado por profissionais em todas as etapas, até mesmo quando começar a pensar no terreno. Outro ponto é sobre as limitações físicas desse espaço, como no caso de parte do solo não suportar receber peso, sendo assim deixaria a obra insegura, possibilitando afundamentos.

Mas e aquela velha dúvida: Você está procurando morar em um local novo, que seja seguro, qual deve ser sua escolha?

Em várias pesquisas realizadas, nota-se a predominância em dizer que contra a falta de segurança urbana, morar em um prédio com condomínio ativo, sindico, câmera, etc.; é até mais seguro do que morar em casas dentro de um condomínio fechado, apesar de haver pontos negativos como o fato das crianças ficarem “presas” e com acessos restritos do que ao morar em um espaço mais amplo com casas e ruas, playgrounds, área de lazer e até mesmo quadras de esporte. Um espaço assim é importante para estimular os mais jovens a ter uma vida ativa e a não ficar confinado, porém a segurança não é tão precisa quanto a morar em um espaço vertical que é bem monitorado principalmente no fluxo de entrada de pessoas. Um elemento que vale ser citado é que somente pelo fato da casa ter um muro e portão de entrada, verifica um índice mais baixo de assalto por exemplo se comparado com casas que tem entradas e janelas diretas para a rua.

Dicas para você levar em consideração quando for construir, reformar ou até mesmo comprar/alugar um imóvel:

 

_Verifique como está a segurança no momento:

Pesquise bastante, verifique bairros e sua situação financeira, tome cuidado para você não ter futuras dores de cabeça.

 

_Desconfie do preço:

Terreno e até mesmo preço de aluguel muito abaixo, compensa ficar desconfiado. No caso do terreno para construir, há alguns que mesmo em uma aparente boa locação, precisa tomar cuidado com a questão do solo, ver se é receptível ao peso que será erguido sobre.

 

 

_Busque profissionais especializados:

Pesquisou bastante na internet, decidiu colocar a mão na massa, ou até mesmo está com dúvidas quanto ao projeto, terreno, espaço. Não tenha receio e pergunte, entre em contato com uma equipe especializada antes de sair fechando negócio.

 

_Segurança eletrônica:

A tecnologia avançou de uma forma em diversas áreas que com a segurança não podia ser diferente. Alarmes, câmera de vigilância, travas eletrônicas, entre outras, ressalta nessa aparente preocupação por parte do condomínio uma relevância quando se busca a moradia ideal.

 

 

_Controle de invasores:

Um método simples é exigir quando se entrar na recepção, para liberar a pessoa checar documentos e ainda com o dono do apartamento visitado. Esse controle impede que pessoas estranhas acessem uma área restrita dos moradores, e também no momento de checagem dos documentos possa ser possível perceber companhias estranhas e ações que geram desconfiança por parte dos porteiros.

 

 _Previna-se com dispositivos emergenciais:

Em caso de incêndio é de extrema importância disponibilizar detectores que acionam automático e extintores ao alcance, sem contar o alarme que deve existir e assim ser acionado. Outro fato é deixar mecanismos que possam denunciar ações fora do comum, como códigos entre moradores com mecanismos digitais para caso de um sequestro por exemplo, ou até mesmo que possam ser detectados por uma central de monitoramentos através das imagens.

 

_Reforço estrutural de acesso:

Portas e janelas são casos a se pensar com tempo e cuidado. Janelas basculantes e venezianas com boas travas, assim como uma porta de garagem eletrônica, com um forte trancamento interno, até mesmo ao se olhar a porta frontal de acesso com uma fechadura resistente e se possível que abre apenas com código, fora a blindagem que pode ser uma opção a mais para vidros.

 

A segurança vai desde a escolha do terreno com a verificação e os cuidados ao se pensar o projeto, levando em consideração o local que irá morar no início da escolha, indo desde ao convívio do passar dos anos, ficando antenado às mudanças tecnológicas com o aprimoramento de sistemas.

 

Gostou do artigo? Estamos aqui para ajudar você a se proteger.

 

Júnior Lima
Reform