O Avanço do Retrofit no Brasil
03/03/2017 | Danilo Flausino
Revitalizar antigos edifícios, modernizar as instalações, aumentar o tempo de vida útil, ajustar de acordo com as restrições urbanas e ocupacionais e além de tudo preservar a arquitetura e a história são possíveis com essa técnica já muito utilizada na Europa e Estados Unidos e que vem ganhando espaço a cada dia no Brasil.
Mas o que significa a palavra “retrofit”? O termo vem da união de duas palavras: “retro” que em latim significa “voltar atrás, retroceder, anteriormente” e “fit” que vem do inglês onde significa “adaptação, ajuste”. Ou seja, reciclar!
Europa Palace Hotel/São Paulo - Antes e Depois
A partir de restrições jurídicas dadas pela legislação, tanto europeia como americana, quanto a reformas de edifícios históricos devido a preservação da arquitetura original, foi desenvolvida a técnica do retrofit que é comumente confundida com reforma ou até mesmo restauração. O retrofit neste caso é a junção de reforma e restauração, o que leva ao edifício melhorias, modernizações nas instalações (definição de reforma) e restauração do imóvel, o levando a condição arquitetônica original (definição de restauração).
O retrofit está sendo cada vez mais utilizado no Brasil, porém é necessário saber que além de como e onde utilizar, que esta técnica acaba saindo mais cara que construir do zero, mas se tratando de revitalização e preservação histórica, os gastos investidos tornam-se investimentos que valorizam ainda mais a edificação. Além da valorização, o retrofit sendo bem feito desde o planejamento até a execução com uma mão-de-obra qualificada, diversifica as formas de uso da edificação e diminui exponencialmente os gastos com manutenção.
Edifício Bella Paulista/São Paulo - Antes e Depois
A técnica do retrofit não é aplicada apenas em edifícios, mas também em centros urbanos para revitalização e atualização das construções. A aplicação é viável em casos como patrimônios históricos, imóveis históricos (geralmente na região central da cidade), sede de empresas públicas e privadas, escolas/universidades e locais que possuem em geral uma riqueza arquitetônica e histórica.
Estádio Maracanã/Rio de Janeiro - Antes e Depois
Quais as vantagens que o retrofit traz?
- Valorização imobiliária;
- Preservação do patrimônio;
- Quantidade reduzida de resíduos;
- Desperdício reduzido de materiais de construção;
- Quantidade de energia reduzida;
- Agilidade de execução (desde que a parte estrutural e a fundação estejam adequadas);
- Novas formas de utilização;
- Aumento da vida útil;
- Modernização;
- Manutenções mínimas;
- Acessibilidade;
- Qualidade e aproveitamento do ambiente;
Além das vantagens, é necessário saber de alguns eventuais imprevistos que podem ocorrer no decorrer da realização do retrofit, como a restrição física do espaço em relação a retirada de entulhos e o armazenamento e transporte de materiais de construção. Outros também podem ocorrer devido à idade da edificação, o que requer uma atenção especial.
Edifício Ceilão/São Paulo - Antes e Depois
A aplicação do retrofit, por ser mais complexo do que iniciar do zero uma obra por questões das limitações que a edificação antiga apresenta, deve ser eficiente e requer um planejamento minucioso, porém a redução do tempo de entrega, a modernização, adequação e a valorização do imóvel, fazem com que a tendência de utilização desta prática, aumente cada vez mais no país. Espero que tenha gostado da leitura! Até a próxima!
Danilo Flausino
Reform