A Construção da sua casa: Implementação do segundo andar

13/09/2018 | Júnior Lima

A Construção da sua casa: Implementação do segundo andar

Por algum motivo você deseja aumentar o tamanho da sua casa. Seja pelo crescimento da família, seja pela liberdade que um espaço maior traz ao receber visitas, ou por qualquer outro motivo. Porém, você não tem espaço o suficiente para ampliar sua casa no térreo.

Então, que tal fazer um segundo andar? Construir um novo ambiente pode dar grande destaque em sua casa, mas para isso é necessário que você fique atento a alguns pontos.

O tipo de ampliação que você deseja:

E além do que você deseja, tem-se o tipo de ampliação que cabe em seu orçamento.  Por exemplo, se for comprovado de forma técnica por uma equipe especializada que a fundação do seu terreno está adequada para a ampliação de alguns cômodos, você pode priorizar que o quarto suba para o segundo andar, deixando para o térreo um espaço mais amplo, a ser adequado para outras utilidades, como a melhoria das áreas comuns. Porém se você deseja algo mais elaborado, como se o segundo andar fosse um novo apartamento, será necessário dedicar um tempo maior em diversos fatores, como alguns que serão citados a seguir.

 

O que é fundação?

 

Um ponto importante que esse artigo gira em torno, é quanto à questão da chamada fundação. Que é responsável por suportar todo o peso da obra e distribuí-la de forma consistente ao solo. Assim, a sustentação ficará de pé, dependendo muito da análise do solo, que passa até mesmo pela consistência do material. Analisar essas questões de forma bem estudada garante que o solo não irá ruir com a alteração proposta de pesos.

 

O cálculo planejado:

 

É imprescindível que na equipe contratada haja o apoio de um engenheiro civil para atestar quais alterações serão necessárias, e até quanto de peso além do que já está sobre o solo, ele aguentará. É necessário planejar muito bem, ver e rever os cálculos, decidir qual é a melhor forma de executar a ampliação e que também seja feito um laudo aprovando tais mudanças e garantindo assim a segurança.

 

A questão jurídica:

Então seu sonho é esse: Permanecer na mesma casa, no endereço e localização que tanto aprecia, e apenas ampliar o espaço. Você até mesmo deseja deixar o andar de baixo como está atualmente, afinal, foi aqui que viveu tantos anos de sua vida, porém agora percebe que está na hora de realizar mudanças, estou certo? Pois bem, fazemos uma ressalva: não se esqueça de que seu bairro pode não permitir a realização da tão sonhada alteração (o segundo andar). Antes mesmo de o seu projeto estar pronto, você precisa ter checado se há alguma lei específica para o bairro que inviabilizará tal execução. Imagina passar um tempo construindo, exercendo gastos, e então descobrir que você desrespeitou a lei? É preciso tomar cuidado.

 

O que fazer com o bendito telhado?

É lógico pensar que sua casa no estágio atual tem um telhado, estou certo? Então você precisará ver o que será feito com ele. O mais comum é que ele possa ser derrubado, o segundo andar construído como foi planejado e então um novo telhado colocado, fazendo com que o serviço passe por etapas mais precisas de acabamento. Outro modo é que você pode remover o telhado e estendê-lo sobre o novo andar construído, parece um jogo de montagem, mas dependendo do estado do telhado e do material é plenamente possível. Um terceiro exemplo, seria utilizar apenas uma parte para fazer essa ampliação, aqui é recomendado caso sua casa seja grande. Você então poderá subir esse novo cômodo apenas em uma parte da casa como, por exemplo, a garagem, reestruturando uma parte do telhado e não ele todo.

 

Reforçar a laje:

 

Além de se preocupar com a fundação, você tem que se preocupar com a estrutura vigente. É indicado que a laje receba novas camadas de apoio, com materiais que trarão mais resistência como o metal, que ao ser colocado vigas ampliarão a resistência. Outro ponto será receber um reforço com colunas, a meta é sempre buscar o melhor equilíbrio nas adequações para extinguir qualquer probabilidade de um desabamento. Lembre-se: De tão importante que é, estamos reforçando aqui as precauções necessárias com a análise da fundação.

 

Portanto, fica claro que construir ou reformar requer grandes cuidados, e para resolver os problemas que podem ocorrer, nada melhor do que contar com uma equipe especializada no assunto. E mais uma coisa, não esqueça de que os espaços precisam estar harmônicos e não parecer apenas uma adaptação feita às pressas, assim você ficará mais feliz com o resultado final.

 

Esperamos que esse artigo tenha sido útil. Que tal ampliar agora sua casa?

Júnior Lima
Reform