Telhado transparente: Entenda os motivos para usar em sua casa

28/09/2018 | Júnior Lima

Telhado transparente: Entenda os motivos para usar em sua casa

Você deve estar pensado, porque eu usaria isso na minha construção? Antes de mais nada é necessário falar que existem sim vantagens, e nesse artigo iremos discutir isso.

O telhado transparente contribui em alguns aspectos, como por exemplo, na modernização do ambiente. Entra também a iluminação natural, dependendo do tipo de material utilizado para fazer esse telhado, garante a entrada da luz do sol no ambiente de forma harmônica, parece até mesmo que o telhado não existe. Aqui cabe um ponto de alerta, você precisa se preocupar com a passagem também doas raios UV que em alta exposição pode ser prejudicial. Uma vantagem, é que você se aproxima da natureza, imagina estar na sala assistindo a um filme sob as estrelas e a luz do luar?

Falando em tipo de material você pode optar, por exemplo entre vidro e policarbonato.

Qual o motivo de utilizar cada tipo de material?

Vamos pensar no vidro, ele é denso e bem rígido, mas muitas pessoas ficam com medo dele quebrar. Porém o tipo de vidro: temperado e laminado, é recomendado justamente por impedir acidentes, se algo acontecer com a estrutura, ele não irá quebrar em grandes pedaços, mas se desfarelar.

O vidro pode ser aplicado no formato de placas, ou até mesmo modelado no formato de telhas. Existe a telha romana de vidro, que vem em peças pequenas para ser montado. Outro exemplo é a telha de vidro portuguesa. Essas telhas garantem os mesmos objetivos de se utilizar as chapas de vidro, porém a sua montagem é mais simples e esteticamente diferente, remete muito aos moldes originais.

Um ponto interessante na escolha do vidro, é que você pode buscar sua cor preferida. No caso do formato de telhas, existe a opção de transparente ou translúcido (cores), essa escolha não impede que benefícios como a iluminação natural em seu ambiente aconteça. No caso do telhado de chapas de vidro, o mais comum é a cor padrão ser utilizada. A construção com placas pode trazer formas geométricas à composição do seu imóvel, assim sua residência ganha um toque mais moderno, um diferencial. Esse modelo até mesmo pela sua aplicação mais demorada requer um cuidado extremo, exigirá de você um gasto maior, mas se é diferenciação que você busca, vale a pena dar uma olhada.

Falando em diferencial, esse telhado com placas pode também ser retrátil, ou seja: abrir e fechar quando a pessoa escolher. Essa opção é bem sofistica e tem um custo mais elevado, é recomendado o uso em uma área menor do espaço, como um jardim de inverno e varandas, por exemplo. É recomendada também para posições centralizadas por necessitar de um preenchimento em aço, carbono ou alumínio, essa estrutura ajudará no movimento. O telhado de vidro pode ser utilizado em todo o ambiente ou em partes, deixando vãos para se cumprir necessidades, como a de irrigação natural.

 

Sobre o policarbonato:

Uma vantagem desse material, é que ele é resistente ao fogo, então sua casa estará de certa forma mais protegida se usar policarbonato. Ele é mais leve e ao mesmo tempo mais resistente que o vidro, sua transparência chega até noventa por cento de efetividade. Esse material diferente do vidro pode ser encontrado com maior variedade, tanto de cores quanto estilos, por exemplo: transparente, opaco, canelado e liso. Em contraponto ao vidro, ele pode ser riscado mais facilmente por não ser liso e ter aquele aspecto particular, então é necessário um cuidado em sua implantação e após, ser realizado limpezas periódicas. Outra vantagem é que a iluminação natural pela transparência fica mais forte do que em outro material. Vale a pena também lembrar do clima, o policarbonato permite um melhor controle nesse aspecto do que o vidro, que pode tornar sua casa mais quente dependendo do clima local, então pense bem na escolha do material para seu telhado, verifique com uma empresa entenda do assunto.

Lembre-se: Para cômodos poucos iluminados, que a janela não contribui muito para a claridade do espaço, essa pode ser uma ótima opção de telhado.

Reform, sempre trazendo novidades para você e sua casa.

Júnior Lima
Reform