Madeira de Demolição: O que torna esse material tão interessante?

06/10/2018 | Júnior Lima

Madeira de Demolição: O que torna esse material tão interessante?

O que é madeira de demolição? Como ela se diferencia da madeira comum? Qual sua utilização prática? Nesse artigo você vai entender o que faz esse material tão especial, suas utilizações e as vantagens de utilizar em seu projeto.

A primeira coisa que você deve começar a entender, é que encontrar esse tipo de material não é tarefa fácil, você pode optar por comprar de um vendedor especializado ou então por métodos diferentes, como negociar antes mesmo da demolição ocorrer, fechando um acordo de reciclagem. Se você optar por esse método não convencional, é recomendado que você procure obras de demolição de espaços antigos, como galpões. E que não se esqueça de ficar atento à qualidade do material, é de suma importância que um especialista avalie a peça encontrada, ainda mais se você pretende utilizar na estrutura do imóvel por exemplo. Ainda nesse artigo comentaremos sobre as utilizações mais comuns.

Sabe qual o motivo da dificuldade de encontrar esse material? É que ele é bem disputado, existem empresas que buscam negociar rapidamente a reciclagem da madeira diretamente da fonte. É que esse material é considerado nobre, versátil, sofisticado e ao mesmo tempo rústico, sendo um diferencial para a casa de qualquer pessoa tornando os ambientes mais requintados e aconchegantes. O interessante é que essa chapa de madeira contém uma história impregnada em si, e apesar de passar por um cuidadoso tratamento para sua reutilização, como a higienização, tintura, é uma peça única, com imperfeições. Tem de certa forma um toque abstrato, que com toda a certeza trará um grande diferencial ao seu imóvel. Pensou em tendência na construção e arquitetura? Pensou na madeira de demolição.

Sobre algumas vantagens:

Não conseguiremos falar dessas vantagens sem levar em conta o auxílio ecológico. Se a madeira de demolição não for destinada a outro fim, irá contribuir para um aspecto preocupante: o aumento do nível de lixo em nosso planeta. Então dar um destina a ela, é uma forma de tronar sua casa mais interessante e ainda ajudar o planeja a ser mais sustentável.

Como já foi falado é um material nobre, mas sua nobreza vai além do apelo estético, vai pela versatilidade e a não padronização desse material, que o torna de certa forma único. Outro motivo de ser chamado de material nobre é pela qualidade e resistência, estando em bom estado o material poderá ser muito bem aproveitado.

O Material também pode ser considerado estável, ou seja, ele já passou por tantas adversidades de temperatura por exemplo que se tornou mais resistente. Essa madeira então não corre tanto risco de trincar ou desgastar de forma não recuperável, essas peças geralmente contam com um bom índice de reaproveitamento. Lembrando que a boa qualidade você garante no momento que irá adquirir o material, localizando especialistas em vendas dessa madeira tão especial.

Você poderá utilizar essa matéria prima em diversos lugares, como por exemplo: Na estrutura do imóvel (lembrando mais uma vez que é necessário uma checagem da madeira para ver se aguanta o peso que você está impondo sobre ela). Ainda, na composição de portas e janelas, nos mais diversos tipos de móveis, pisos, revestimentos e ainda no forro da casa. Você pode até mesmo fugir do convencional e utilizar a peça para decoração, como por exemplo, ao utilizar na criação de um quadro de madeira.

As opções são diversas, basta utilizar a criativa que sua casa nunca mais será a mesma.

 

Gostou do artigo? Novidades e tendências na construção é com a Reform.

Júnior Lima
Reform