Como deve ser feito a manutenção da sua piscina? A Reform te dá algumas dicas:

16/11/2018 | Júnior Lima

Como deve ser feito a manutenção da sua piscina? A Reform te dá algumas dicas:

Você tem uma piscina em casa? Se a resposta for não, convido você a conhecer nosso artigo: https://goo.gl/htZav2 Nele você fica por dentro do que deve ser levado em consideração para escolher a piscina ideal. Agora, se a resposta for sim, sem dúvida alguma esse é um artigo importante para você. Queremos te ajudar com a manutenção de sua piscina.

Você que tem piscina em casa, sabe como pode ser trabalhoso cuidar dessa manutenção, porém existem uma série de fatores que podem contribuir para que esse trabalho seja reduzido, garantindo a você que sua preocupação esteja na maior parte em se divertir com sua piscina limpa, e não precisar ter dor de cabeça para tentar solucionar problemas que um mal cuidado com esse objeto possa causar.

Você sabia que não cuidar corretamente da piscina pode trazer riscos indesejados à saúde? Quando a água é mal cuidada pode ter proliferação de bactérias, larvas, algas, etc. Tudo isso pode ser contornado se aplicado as dicas que iremos trazer. Porém, não adianta fingir que essa manutenção será simples de realizar, dependendo do material que sua piscina for construída, será necessário mais tempo do que com outros materiais. É importante ressaltar que mesmo a piscina não sendo tão utilizada em certas épocas do ano, será preciso continuar a realização dos procedimentos. Só que a necessidade desse tratamento mesmo com a piscina não utilizada, também diminui, porém não deixa de ser necessário. Quanto maior o fluxo de utilização, mais preocupação com esse tratamento você precisa ter. Aqui deve-se pensar, por exemplo, em condomínios e piscinas que são utilizadas de forma comunitária, em que os cuidados precisam ser redobrados para lidar com a saúde das pessoas que a frequenta.

 

Afinal, quais são essas dicas?

A primeira dica, é identificar o material que compõe a piscina e criar um calendário de execução da limpeza. Saber corretamente o tipo de piscina que você tem em sua casa irá determinar a periodicidade da limpeza, fora que é recomendável que você procure um auxílio profissional, assim você saberá com precisão as ferramentas, produtos e quantidade de material para sua piscina.

Conheça mais e se preocupe com o PH. Essa sigla significa: potencial hidrogeniônico, e tem como função medir os níveis de acidez, alcalinidade e controlar a neutralidade da água. Dentro dessa medição, para a sua piscina, é recomendável que o PH fique entre 7.0 e 7.4, caso haja uma alternância em sua verificação, você precisa corrigí-lo imediatamente. Essa correção pode ser feita por meio da aplicação de produtos químicos. Para identificar o PH, existem testes que podem ser feitos por qualquer pessoa, como gotinhas na água ou uma fita própria.

Sobre o cloro, sabemos que é um material que as pessoas têm bastante dúvidas. Você deve utilizá-lo conforme o fluxo de banhistas que passarão pela piscina, se o fluxo for intenso é recomendado usar diariamente, talvez até mesmo repetir a aplicação, se for calmo, de duas a três vezes por semana. Recomenda-se utilizar esse material no período da manhã ou da noite e esperar no mínimo uma hora para entrar na piscina. Lembrando que o cloro é utilizado para desinfetar a água afastando doenças infecciosas, então nem precisa dizer o quanto é importante.

Se a água da piscina estiver verde, é recomendado que você não entre no recinto. Geralmente essa coloração surge quando pequenas algas estão em contato com a água e passa a se proliferar, é indicado a utilização de produtos conhecidos por algicidas, matando esses organismos. Aguarde até que a coloração da água volte ao normal para tomar seu banho de piscina.

Por fim, algumas dicas pontuais é que sua piscina tenha um filtro que representa grande parte do tratamento dessa água. Se for uma piscina aquecida que você supervisione de forma ainda mais firme a questão do PH, saber que a lona para cobrir a piscina protege, mas não trata a água, é um esclarecimento necessário. Saiba que os cuidados principalmente se tratando de piscinas de uso coletivo são exigidos por lei, então mesmo realizando os procedimentos recomendado, é necessário que você se adeque às leis e mais do que isso, se preocupe com a saúde das pessoas.

 

 

O verão está chegando, esperamos que tenha gostado das dicas.

Júnior Lima
Reform