Conhecendo Mais Sobre Alvenaria Estrutural

22/03/2017 | Danilo Flausino

Conhecendo Mais Sobre Alvenaria Estrutural

Existem alguns métodos construtivos e dentre eles, a alvenaria estrutural chama atenção. Provavelmente você pelo menos já ouviu falar este termo, certo? Não é pra menos! A alvenaria estrutural é o sistema construtivo mais antigo utilizado até hoje. Alguns exemplos clássicos podem ser citados como: o antigo egito e suas pirâmides com alvenarias em pedra, os tempos de Jesus Cristo, onde as edificações eram feitas de tijolos de barro ou adobe e nas épocas medievais, onde a alvenaria em pedra bruta foi utilizada para a construção de castelos, catedrais e pontes, que até hoje estão intactos e que provavelmente ficarão por muito tempo.

Um outro exemplo muito comum de alvenaria estrutural no nosso dia-a-dia, são os sobrados de dois pavimentos onde as lajes são apoiadas diretamente na alvenaria ou sobre uma cinta de concreto armado, por sua vez, as paredes transportam as cargas para o solo através das vigas baldrame que estão apoiadas em sapatas corridas ou pequenas estacas (brocas).

A utilização da alvenaria estrutural como processo construtivo, pode ser utilizado tanto para residências simples como para edifícios de vários pavimentos (até 20 pavimentos por recomendação de norma). Para cada situação de utilização deste processo, existem duas formas: A alvenaria estrutural armada e a não armada.

Edifício com alvenaria estrutural

A armada possui vazados verticais em seus blocos que são preenchidos com o posicionamento de barras ou fios de aço envolvidos com graute (tipo específico de concreto, indicado para preenchimento de espaços vazios dos blocos e canaletas, com o objetivo de solidarização da armadura e aumentar a capacidade portante).

A não armada por sua vez, utiliza como estrutura-suporte as alvenarias sem ferragens. Neste caso, os reforços metálicos são utilizados na amarração entre paredes, nas juntas horizontais (que evitam fissuras localizadas), cintas (elemento estrutural de amarração, barras de aço que ligam barras principais da estrutura), vergas e contravergas (elementos estruturais presentes na alvenaria que funcionam como pequenas vigas para a distribuição de cargas e tensões em vãos como portas e janelas).

Alvenaria Estrutural Armada

Mas aí você pergunta: Qual a diferença entre a alvenaria convencional (concreto armado) e a estrutural?

A convencional possui o famoso “esqueleto” que é constituído pela combinação de lajes, vigas e pilares. As paredes tem como finalidade apenas o fechamento e a separação dos ambientes. Toda carga é suportada pelo “esqueleto”, tirando a função estrutural da alvenaria.

Alvenaria Convencional

Vantagens:

  • Reformas ilimitadas;
  • Utilização de diferentes tipos de esquadrias;
  • Sem restrição a medidas de projeto;

Desvantagens:

  • Custo maior, comparado a alvenaria estrutural;
  • Tempo de execução maior;

Alvenaria Convencional

A estrutural não possui vigas e pilares e sua estrutura em si é formada pelas paredes e lajes. Sua principal característica é suportar o peso da laje e/ou da cobertura. A execução correta e bem feita das paredes é fundamental, assim como evitar cortes nos blocos. As partes hidrossanitária e elétrica, devem ser executadas juntamente com o assentamento dos blocos, o que evita cortes futuros. Este método pode ser executado com blocos de concreto ou cerâmicos, ambos estruturais.

Alvenaria Estrutural

Vantagens:

  • Tempo de execução menor;
  • Custo menor;
  • Projetos complementares em forma de “kit’s”, o que permite montagem e teste no próprio canteiro antes da instalação;

Desvantagens:

  • Requer mão-de-obra especializada;
  • Esquadrias obrigatoriamente padronizadas;
  • Restrição de projeto devido a limitação de padrão dos blocos;
  • Não permite reformas;

Independente do método construtivo utilizado em sua obra, é importante que você fique por dentro e saiba quais as limitações que sua edificação terá com o método escolhido. Uma simples modificação em uma alvenaria estrutural pode levar toda edificação a ruína.

Seja qual for o seu tipo de alvenaria, a análise e o acompanhamento de um Engenheiro Civil para executar qualquer modificação é essencial para a vida da estrutura. Até a próxima!

Danilo Flausino
Reform