Revestimento: Entenda o que é e a sua importância

24/05/2019 | Júnior Lima

Revestimento: Entenda o que é e a sua importância

Nesse artigo sobre construção civil iremos falar sobre o revestimento. Esse revestimento é a camada que cobre a alvenaria, que é nada mais nada menos que pedras, tijolos ou blocos que compõe a construção das paredes. Agora que você já sabe o básico sobre esses dois termos muito utilizado na construção, é importante entender que a composição do revestimento tradicional se dá por três camadas sobrepostas:

 

A primeira camada é conhecida por Chapisco – camada inicial, que para aumentar sua aderência, a mistura é feita de gesso, cal e cimento.

Mas afinal, o que é Chapisco?

 

Chapisco é uma argamassa, essa que é utilizada para revestir superfícies como paredes ou tetos. A finalidade dessa argamassa é facilitar o revestimento, assim garante maior aderência por ter uma superfície porosa. Para receber esse material, os tetos devem ser preparados com antecedência, assim deverá receber o que é chamado de adesivo para argamassa, garantindo uma melhor aderência, está mais segura e profissional. Sobre a camada de chapisco, primeira desse revestimento, deve ser uniforme e fina. Com finalidade de reduzir custos, o chapisco pode ser usado como acabamento rústico, sem muito preparo antecipado. No caso da sua utilização para revestimento externo, pode ser executado até mesmo com vassoura, cobrindo totalmente a superfície.

 

A segunda camada, é o emboço – que se trata de uma composição intermediária, sendo essa, a camada que ajuda a cobrir irregularidades ocorridas na mistura de cal, cimento ou gesso.

Especificando mais, o emboço é considerado o corpo do revestimento. Suas principais funções são a vedação e regularização da superfície, ou seja, a proteção da edificação, evitando a penetração de agentes agressivos. O emboço ainda, é o grande responsável pela proteção dessa superfície contra ataques até mesmo da humidade.

Ainda, sobre o emboço, é constituído por uma densa mistura de areia, cimento e cal. É aplicado por sobre o chapisco e atua constituindo uma base para aplicação do reboco, de certa forma, preparando o terreno. É uma espécie de cola que une essas duas camadas, e que pelo fato de ter uma boa aderência e absorção, serve de ajuste e equilíbrio entre essa composição, garantindo estabilidade ao revestimento. Sobre o acabamento, caso esteja especificado em projeto, esse emboço poderá se constituir de uma única camada de revestimento, sendo este denominado como emboço paulista.

 


Por último, mas não menos importante, como citado anteriormente, tem-se o Reboco – que é praticamente a camada final desse revestimento. Diz-se praticamente, pois dependendo da construção cabe colocar ainda, uma massa específica, porém estamos trazendo o conceito básico e assim, apresentando os elementos comuns e principais.

Portanto, o reboco no mundo da construção civil, é um tipo de argamassa utilizado para alisar as paredes e torna-las apropriadas a receber pintura e até mesmo cal, sendo assim, de suma importância para a absorção e adequação de irregularidades, tornando propício.

Diante disso, como apontado ao longo desse artigo, percebe-se que um revestimento, este que seja bom, trabalha e precisa funcionar como um sistema composto por diversas camadas, cada camada tem suas particularidades e no final, para se manter seguro, geram uma interdependência. Assim, como dica, é recomendado que você não esteja pensando apenas na estética, mas veja o lado profissional, de saber como é complicado realizar todos os procedimentos e da sua importância de saber o que está fazendo.

Júnior Lima
Reform