A Versatilidade do Drywall

28/04/2017 | M. Raquel Sangaletti

A Versatilidade do Drywall

A palavra drywall significa em inglês, “parede seca”, o termo pode ser explicado pelo método construtivo que não utiliza água nem argamassa, resultando em uma obra muito mais limpa do que de costume.

A rapidez na construção é a marca registrada do drywall, isso porque as placas chegam prontas para instalação, dependendo apenas da mão de obra especializada do técnico que em um dia consegue instalar até 30m².

Sua estrutura é feita com aço galvanizado, coberta por papel-cartão, podendo conter preenchimento interior com lã de vidro, isopor ou outro material que melhore a acústica, finalizando com uma ou duas camadas de gesso. Aliás, o drywall tem melhor conforto acústico que a alvenaria, contando também com o conforto térmico, já que o gesso tem propriedade natural de regular o clima, mantendo a umidade em equilíbrio.

Além da instalação das placas ser muito simples, a instalação elétrica e hidráulica também tem essa vantagem, permitindo que toda a fiação e canos fiquem embutidos de modo organizado, e, caso precise de manutenção, basta abrir um recorte na parede.

Existem três tipo de placas drywall:

Existem três tipo de placas drywall

Verde (RU): com silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, permite a aplicação em áreas úmidas (banheiro, cozinha e lavanderia).

Rosa (RF): resiste mais ao fogo por causa da presença de fibra de vidro na fórmula. Por isso, vai bem ao redor de lareiras e na bancada do cooktop.

Branco (ST): é a variedade mais básica (Standard), amplamente empregada em forros e paredes de ambientes secos.

Atenção! O drywall tem alta resistência,  mas tem seus limites de peso. Exemplo: Um objeto de até 10 kg pode ser preso direto nas placas, até 18 kg é necessário que se prenda nas chapas de aço que há no interior. O drywall suporta objetos com até mais de 30 kg, contanto que a carga seja distribuída em montantes metálicos com distâncias de acordo com o projeto.

Um mito a ser relevado: Drywall pode sim ser usado em áreas úmidas, desde que seja adotado os “painéis verdes”. É necessário a impermeabilização com manta asfáltica ou polimérica, isso serve para qualquer método construtivo. Além da impermeabilização, é possível ter uma proteção extra com os revestimentos aplicados - cerâmica, pastilha ou porcelanato aplicados com argamassa colante flexível e rejunte ajudam a proteger ainda mais o gesso da água.

Drywall em ambientes úmidos

Atualmente, o drywall é muito utilizado em decorações, dando um ar muito mais sofisticado ao ambiente, confira:

Relevo de parede possibilitando a distribuição de luz no ambiente:

Relevo de parede possibilitando a distribuição de luz no ambiente

Relevo de parede possibilitando a distribuição de luz no ambiente

Móveis planejados de acordo com sua necessidade:

Móveis planejados de acordo com sua necessidade

Móveis planejados de acordo com sua necessidade

Rebaixamento e sofisticação do teto:

Rebaixamento e sofisticação do teto

Rebaixamento e sofisticação do teto

M. Raquel Sangaletti
Reform