A Versatilidade do Drywall
28/04/2017 | M. Raquel Sangaletti
A palavra drywall significa em inglês, “parede seca”, o termo pode ser explicado pelo método construtivo que não utiliza água nem argamassa, resultando em uma obra muito mais limpa do que de costume.
A rapidez na construção é a marca registrada do drywall, isso porque as placas chegam prontas para instalação, dependendo apenas da mão de obra especializada do técnico que em um dia consegue instalar até 30m².
Sua estrutura é feita com aço galvanizado, coberta por papel-cartão, podendo conter preenchimento interior com lã de vidro, isopor ou outro material que melhore a acústica, finalizando com uma ou duas camadas de gesso. Aliás, o drywall tem melhor conforto acústico que a alvenaria, contando também com o conforto térmico, já que o gesso tem propriedade natural de regular o clima, mantendo a umidade em equilíbrio.
Além da instalação das placas ser muito simples, a instalação elétrica e hidráulica também tem essa vantagem, permitindo que toda a fiação e canos fiquem embutidos de modo organizado, e, caso precise de manutenção, basta abrir um recorte na parede.
Existem três tipo de placas drywall:
Verde (RU): com silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, permite a aplicação em áreas úmidas (banheiro, cozinha e lavanderia).
Rosa (RF): resiste mais ao fogo por causa da presença de fibra de vidro na fórmula. Por isso, vai bem ao redor de lareiras e na bancada do cooktop.
Branco (ST): é a variedade mais básica (Standard), amplamente empregada em forros e paredes de ambientes secos.
Atenção! O drywall tem alta resistência, mas tem seus limites de peso. Exemplo: Um objeto de até 10 kg pode ser preso direto nas placas, até 18 kg é necessário que se prenda nas chapas de aço que há no interior. O drywall suporta objetos com até mais de 30 kg, contanto que a carga seja distribuída em montantes metálicos com distâncias de acordo com o projeto.
Um mito a ser relevado: Drywall pode sim ser usado em áreas úmidas, desde que seja adotado os “painéis verdes”. É necessário a impermeabilização com manta asfáltica ou polimérica, isso serve para qualquer método construtivo. Além da impermeabilização, é possível ter uma proteção extra com os revestimentos aplicados - cerâmica, pastilha ou porcelanato aplicados com argamassa colante flexível e rejunte ajudam a proteger ainda mais o gesso da água.
Atualmente, o drywall é muito utilizado em decorações, dando um ar muito mais sofisticado ao ambiente, confira:
Relevo de parede possibilitando a distribuição de luz no ambiente:
Móveis planejados de acordo com sua necessidade:
Rebaixamento e sofisticação do teto:
M. Raquel Sangaletti
Reform