Como é preparado a parede de sua casa para receber pintura e textura?

13/12/2018 | Júnior Lima

Como é preparado a parede de sua casa para receber pintura e textura?

Uma das partes mais importantes e que pode dar aquele destaque que seu imóvel merece, é a pintura. Muitos pensam que pintar a parede é uma tarefa fácil, que requer só a aplicação da tinta, porém não buscam a excelência. A perfeição na pintura, a possibilidade de utilizar de texturas, depende de uma preparação e avaliação da superfície que irá receber a aplicação. Muitas pessoas se arriscam por si mesmos a realizar o serviço, porém como nem sempre fazem o processo com o cuidado merecido, precisam refazer a obra com a ajuda de pessoas especializadas, encarecendo a reforma. Outro ponto é que nessa etapa da pintura, uma das funções da Reform é encontrar materiais de qualidade por um bom preço ao cliente. É importante ressaltar que utilizar alguma tinta não apropriada ou de qualidade reduzida trará bastante dor de cabeça a você.

 

Sobre uma das vantagens de contratar uma equipe especializada para realizar esse processo, é na disponibilização dos equipamentos necessários para uma execução correta. Se você realizar a obra sozinho, poderá sentir falta de algumas coisas, como por exemplo: luva para as mãos, lona plástica para proteger imóveis e o chão de respingos, escada com altura suficiente, desempenadeira de aço. Sem contar que é preciso saber manusear e destinar corretamente os materiais, como o fato de massa corrida e tinta PVA serem utilizadas com melhor adequação em ambientes internos. Tudo conforme a necessidade da sua obra, ou vai dizer que você havia pensado em cada um desses detalhes? Para isso, que existe a Reform.

Portanto, a preparação da pintura das paredes começa com essa seleção dos materiais que serão utilizados e da organização do espaço, com o afastamento de móveis e cobrindo de forma correta toda a superfície que pode ser afetada.

Após a organização e preparação do local, é necessário apurar as imperfeições da área que será aplicado a tinta. Essa fase procura corrigir qualquer dano, como buracos e bolhas. Poderão serem corrigidas respectivamente com argamassa ou gesso dependendo de alguns pontos, e a raspagem com uma espátula para tornar tudo uniforme. É necessário se certificar de que não há imperfeições que torne o trabalho amador e defeituoso. Sua parede não precisa chamar atenção da forma errada.

Não há como falar de preparar a parede para pintura sem falar da utilização de um fundo preparador. Esse material deve ser aplicado após o descanso de 30 minutos da reparação realizada no passo anterior, e serve para aumentar a durabilidade e destacar a pintura, precisa ser aplicado antes da tinta, sua composição gera uma interação com a tinta, fazendo que a parede aceite melhor a pintura, proporcionando um melhor deslocamento do pincel por exemplo.

Outro ponto, é que, quanto mais liso e esteticamente perfeito você quiser a parede, será necessário pensar na aplicação da massa corrida e limpar a superfície em excesso, realizando um lixamento e posteriormente retirando todas as imperfeições, como a poeira gerada por resquícios dessa massa.

Portanto, se achou que pintar uma parede era um serviço qualquer, realizado em alguns minutos, aí que você se engana! Suas cores e texturas preferidas devem ser aplicadas somente após a certificação de tudo estar pronto e executado corretamente.

 

 

Bora começar o ano fazendo da sua casa, nova? A pintura pode ser um bom começo.

 

Júnior Lima
Reform