A Reform imaginou: Quais as tendências para a construção em 2019?

20/12/2018 | Júnior Lima

A Reform imaginou: Quais as tendências para a construção em 2019?

Chegou aquele momento esperado, nossa reflexão sobre como imaginamos o mundo das construções para o próximo ano. É bom lembrar que segundo artigos, por exemplo do site G1, o setor da tecnologia no Brasil cresceu 4,5 % no ano de 2017, chegando a movimentar 38 bilhões de dólares. E quanto a esse ano que estamos deixando, fica claro com novos termos que surgiram, que não há mais como desassociar o ser humano desses aparatos tecnológicos.

Vamos agora imaginar o campo da construção para 2019, pensando um pouco na inserção das perspectivas na execução de projetos:

 Realidade Aumentada e Virtual:

Conseguir ver a construção pronta antes mesmo de estar, interagir com os espaços, imaginar o ambiente de forma fiel. A utilização de plantas 3D e hologramas será melhor explorado em 2019. Imagina se uma equipe de avaliação conseguir constatar pontos críticos do projeto finalizado, antes mesmo de iniciar a obra? Conseguirá refazer cálculos e economizar bastante dinheiro.

 

Internet das Coisas:

O avanço da internet para sua fase 4.0 já é realidade. Mas afinal, o que é essa fase 4.0? É o momento em que a internet deixa de fazer parte de uma conexão que você precisa buscar e passa a fazer parte do ambiente à sua volta. A internet vai estar ali, você conectado ou não, fazendo as coisas interagir com você, tornando comum, parte da sua casa. Portanto, deixará sua residência mais inteligente, fora que é possível utilizar essa internet até mesmo para garantir um monitoramento preciso de máquinas de execução e na planta industrial por exemplo. Basta pensar em soluções criativas que possam unir o poder da nova internet e até mesmo a chamada inteligência artificial.

 

Construção Modular:

Antes de mais nada, falar sobre construção modular requer dizer que você ganhará tempo e poupará recursos. Esse conceito virá com força no próximo ano, porém um único problema é saber se será realmente acessível a todos. Essa construção é realizada em um fábrica com a geração de peças e placas, e tem como objetivo padronizar o processo de execução. Após essa realização, passa para a fase de montagem no local escolhido, aqui também como possibilidade entra os containers por serem modelares. Devido a fabricação ser realizada em área fechada e que depende de um transporte, é pouco afetada por ocorrências naturais como a chuva, que geralmente é responsável por atrasos em obras. Indo além, em uma visão futurista, aqui entra o poder das chamadas impressoras 3D, que vai imprimir sua casa.

 

Mapeamento por drones:

Esses pequenos meios de transportes e muitas vezes divertidos brinquedos, estão mudando diversos setores, não sendo diferente com a construção. Esses aparelhos podem ser utilizados para checar a área que se deseja construir. Os drones com a possibilidade de filmagens aéreas reduzem os custos desse mesmo serviço, sem contar que com um aparelho desses você pode ir monitorando o desenvolvimento de uma obra de forma 360, sem perder nenhum detalhe.

 

Sustentabilidade em constante expansão:

Energia solar, apesar de já estar decolando, é certo que para o ano de 2019 se trata de um setor propício a passar por grandes expansões. Mas sustentabilidade não gira apenas em torno da energia solar. O ano de 2019 tem tudo para ser o ano dos projetos intimistas, do uso da natureza em sua residência, da preocupação com a melhoria no escoamento de água com a utilização do concreto drenante, e de projetos voltados para o reaproveitamento. Sustentabilidade portanto é algo que muitos já estão cansados de ouvir, mas com certeza se trata de uma aposta ainda em expansão.

 

E na decoração?

Saindo um pouco da parte de execução, que tal imaginarmos a tendência de decoração para seu imóvel? Uma dica é trabalhar seu ambiente como se estivesse brincando com um jogo de montagem, pois as formas estarão em alta ano que vem, como objetos circulares que podem ser espalhadas pelo ambiente transmitindo um toque de modernidade. Outra dica é abusar de cores clean (mais neutras) porém com uma quebra de atenção, aplique alguma cor chamativa na criação da sua paleta de cores nem que seja na decoração, indicamos o Azul - Reino.

Sem dúvidas o setor da Construção Civil tende a crescer.

Além disso, firmamos aqui um compromisso: Em dezembro de 2019 faremos um balanço se as previsões se concretizaram ou não. Então podem cobrar a gente ;)

 

Tenham um feliz Natal, e boas festas!

Júnior Lima
Reform