Vai viajar no réveillon? Veja algumas dicas para proteger seu imóvel:

27/12/2018 | Júnior Lima

Vai viajar no réveillon? Veja algumas dicas para proteger seu imóvel:

Sabemos que os índices de violência no Brasil estão demasiadamente altos, e que sair de sua casa para viajar às vezes podem trazer grandes transtornos, como invasões e furtos. Felizmente, existem diversas situações tecnológicas que podem amenizar essas ameaças e deixar você curtir a virada do ano de forma tranquila.

Luzes automáticas: Na fachada de sua casa, instalar sensores de movimento pode afastar curiosos e chamar atenção de outras pessoas. Quando a rua é muito escura o movimento de pessoas tende a diminuir e sua casa ficar sob olhares, mas quando uma luz ascende, a atenção se volta para aquele espaço, podendo deixar outras pessoas em alertas sobre um movimento e ainda afastar mal intencionados.

Portão e portas com fechadura eletrônica: Esse tipo de fechadura, que não utiliza uma chave comum, é mais segura pelo simples fato de realizar um travamento automático, que permite um número programado de tentativas. Após alguma violação e o insucesso das tentativas de abertura, um sinal sonoro é emitido. O fato de não haver fechadura aparente, com espaço para chaves, previne arrombamentos.

Câmeras e Cercas de Segurança: Você pode prevenir arrombamentos com muros altos e cercas elétricas, ou ainda utilizando algumas das tecnologias citadas anteriormente, porém apesar de ampliar indiscutivelmente a segurança, nem uma ação garante cem por cento de efetividade. Para amenizar perdas e até mesmo as invasões, recomenda-se utilizar câmeras de segurança, que caso ocorra algo indesejável com sua residência, facilitará a identificação dos responsáveis. Pense em deixar umas câmeras à mostra para amedrontar os ladrões, e algumas escondidas, caso as aparentes sejam danificadas. Hoje existem tecnologia que você acompanha de onde estiver o que está havendo na sua casa em tempo real, dá até mesmo para instalar altos falantes internos nas residências.

Porém, a tecnologia apesar de ajudar bastante, não é a única forma de prevenir essas situações. Trazemos algumas dicas de hábitos, que se realizados com cuidado, auxiliam nessa proteção do imóvel.

Desligar a campainha: Isso mesmo, se você deixar a campainha conectada à eletricidade, será fácil para qualquer um que passar pela rua, identificar se há ou não alguém em casa. Saber se os moradores estão viajando, será um atrativo a mais para alguém escolher seu imóvel.

Desligar ou deixar luzes acesas: Muitos policiais já falaram sobre isso, e a opinião é unânime, é melhor você deixar as luzes apagadas. Se um ladrão ver uma luz acessa durante um longo período da noite, poderá chamar uma indevida atenção, apontando para ele que a residência está vazia, desprotegida. Se há um mecanismo que desligue as luzes principalmente durante o dia e em boa parte da madrugada, essa ação é bem vista por especialistas.

Não comente com estranhos: Igual já informado, saber se os moradores estão viajando, torna sua casa atrativa para ladrões, então, não comente com estranhos sobre a viagem. Na real, é melhor você nem comentar com pessoas conhecidas que não tenham alguma intimidade ou amizade mais extensa e profunda. Desconfie de todos, ainda mais de estranhos.

 

 

Esperamos que você possa aproveitar o artigo e ter um ótimo ano novo.

Júnior Lima
Reform