Ao redor do mundo: Conheça lugares com uma arquitetura surpreendente

11/01/2019 | Júnior Lima

Ao redor do mundo: Conheça lugares com uma arquitetura surpreendente

Você é igual eu que ama viajar e conhecer coisas novas? Que não perde aquela oportunidade de ver paisagens inesquecíveis. Iremos dar uma volta agora ao redor do mundo e conhecer modelos típicos de casa. Que tal guardar essas informações para planejar as suas próximas férias? A dica Reform desse artigo é a seguinte: Aproveite sua próxima férias, visite um desses lugares indicados e traga referenciais para sua própria casa.

 

Reino Unido: Round House

Uma casa diferente, totalmente composta por pedras, com o telhado circular. Esse modelo se espalhou pelo país, sendo que muitos arquitetos levaram como inspiração para outras localidades. Seu estilo lembra muito aqueles faróis presentes em alto mar ou próximo à costa. Uma casa composta por pedras ao redor, resfria o ambiente no calor e retém a temperatura no inverno, produzindo um ambiente confortável e aconchegante. E então, bora visitar o Reino Unido?   

 

Rússia: Izba

Todos sabemos que a Rússia é um país gigantesco, sendo assim, contém dentro de seu território uma grande diversidade cultural. Isso indica que há também tidos diferentes de imóveis, como por exemplo, as casas de estilo izba. Esses imóveis construídos a base de madeira, construídas antigamente por fazendeiros locais. Esse modelo ainda existe em algumas regiões da Rússia, apesar da maioria das pessoas no país morarem em modernos apartamentos. Essas casas eram cercadas de mitologias particulares dos russos. Ficou curioso? Visitar a Rússia e conhecer suas mitologias seria incrível.

 

Suíça: Chalés do Alpes

Essa casa especial, é projetada para aguentar fortes temperaturas, já que a Suíça é um país bem frio conhecida pelos seus Alpes, uma cordilheira coberta de neve. Esses chalés lembram muito aqueles encontrados em diversos filmes americanos. É construído em madeira com um telhado quase triangular, feito de forma inclinada, que chama bastante atenção pela sua forma. Essa habitação também pode ser encontrada no Sul do Brasil. Portanto fica a dica, você pode optar por conhecer a Suíça, com seus queijos e doces maravilhosos, ou ir curtir o inverno no Sul do Brasil, que também guarda edificações surpreendentes.

 

Coreia do Sul: Hanok

Com o avanço tecnológico, a grande maioria da população sul coreana vive nos grandes edifícios existentes no país. Porém, como um local com diversidade cultural, resquícios dos tempos passados se mantém intactos e habitáveis. Essas casas podem ser consideradas pequenos edifícios pela sua altura, e contém telhados conhecidos por “giwa” que tem todo um desenho cultural particular e surpreendente. É um imóvel daqueles surpreendentes, cheio de diferencial e que representa bem um estilo do oriente. Se quiser sair um pouco da zona de conforto, e ainda conhecer grandes estruturas do mundo da construção, indicamos muito que você visite um país do Oriente, mais especificamente que conheça as casas “hanok”, na Coréia do Sul.

 

Alemanha: Casa estilo enxaimel

Casas no estilo “enxaimel”, ou como preferir, casas do Oktoberfest, se você não sabe, Oktoberfest é um evento de origem alemã que acontece no Brasil em Blumenau, Santa Catarina. Essa é uma típica cidade brasileira com casas nesse estilo, que além de populares na Alemanha, também são destaques turísticos mesmo estando no Brasil, em regiões até mais quentes do que vistas na Europa. Essa construção é muito indicada para o frio, justamente pelo formato do telhado e acabamento. Seu telhado em formato triangular facilita o escoamento de neve e chuva. E seu reforço estrutural de madeira externa, garante uma cobertura extra contra o frio. O interessante é notar que não se trata apenas de um projeto bonito, mas que tem agregado em sua beleza funcionalidades importantes. Visite a Alemanha, ou então vá para o Oktoberfest, quem sabe você não leva inspirações dessa moradia para a sua própria?  

 

Islândia: Turfa

A primeira coisa que vem na minha cabeça quando ouço falar da Islândia é o fato do país ser conhecido como a ilha do gelo. Por ficar na ponta norte da Europa, o país precisa realizar alguns procedimentos para escapar desse frio intenso. No país pode considerar que nem existe verão, as temperaturas nessa época do ano continuam surpreendentemente baixas. Não tem nem comparação com o calor que o brasileiro tem costume nessa época. Sendo assim, a Islândia precisa se adaptar para garantir a sobrevivência do seu povo. As casas de Trufa, são moradias que se confundem com a história do país. O destaque é que esse imóvel é coberto por grama, tendo assim um isolante natural contra o frio e ainda um telhado sustentável.

 

Queremos saber, qual desses é o seu destino? Sem dúvidas optaria por conhecer os Chalés dos Alpes Suíços.

 

 

 

Júnior Lima
Reform