Sustentabilidade e Tecnologia: Conheça as vantagens de utilizar Tijolos Ecológicos

17/01/2019 | Júnior Lima

Sustentabilidade e Tecnologia: Conheça as vantagens de utilizar Tijolos Ecológicos

Conhecido também como solo-cimento, esse tijolo ecológico surgiu com o objetivo de causar menos danos ao meio ambiente. Você que está preparando a construção de sua casa nova, pode utilizar dessas novas tecnologias, que além de proporcionar a sustentabilidade, tem outras vantagens que serão detalhadas ao longo desse artigo.

Para começar a falar sobre o tijolo ecológico, é necessário primeiro mostrar a vocês o seu diferencial que o torna tão interessante. O tijolo é feito pela mistura de água, cimento e solo (por isso é conhecido por esse nome peculiar, solo-cimento), outra forma também, é que sua composição pode ser criada utilizando manipueira (líquido que sobra da prensagem da mandioca) e barro. Os elementos selecionados são misturados e prensados com uma máquina própria para realizar o processo de compactação aplicando uma carga de força imensa. Mas esse ponto, sua criação, não é tão importante quanto entender as vantagens de utilização.

Como exemplo, o motivo de ser considerado ecológico. O material que compõe é um deles, porém o ponto principal é que na sua elaboração não precisa passar por um processo de queima, como é realizado com o tijolo padrão. Cortando a emissão de Co2 na atmosfera, fazendo com que o ar não sofra danos.

Então, quais são as vantagens de usá-lo? Claro que listaremos apenas algumas pela gama de recursos que ele propõe.

- Como já foi citado, o ponto principal de ter o nome ecológico em sua materialidade, deve-se ao não cozimento dos elementos, e apenas a sua compactação, evitando poluição do ar com a emissão de gases tóxicos.

- Esse material gera menos entulho e seu desperdício por quebra ou algum dano em sua composição, não prejudica tanto o meio ambiente por ser feito de materiais menos degradantes. A redução de necessidade de outros materiais para complementar a obra como o aço, também auxilia a diminuir esse não aproveitamento total de materiais.

- Ajuda produzindo um ótimo isolamento termo-acústico. O isolamento térmico é responsável por equilibrar a temperatura de sua casa, quando está frio esse tijolo tende a aquecer seu ambiente, fazendo com que fique um clima agradável, e quando está muito quente, age como inibidor, fazendo uma reação contrária. Quando ao isolamento acústico, o tijolo ecológico evita que excesso de sons entre e saia do ambiente, sendo responsável por boas noites de sono.

- Esse tijolo tem uma maior durabilidade, podendo ser até seis vezes mais resistente. Com isso, é impressionante dizer que não necessariamente será preciso erguer vigas de sustentação pela sua “força”, fazendo com que outra vantagem seja a economia de material, como no caso, a madeira. Claro que essa vantagem fica a cargo de uma cuidadosa análise estrutural.

- Uma vantagem a ser levada em consideração, é a segurança de se utilizar esse material. Ele serve como um equilibrista, garante uma distribuição adequada de peso da estrutura, fazendo com que as cargas se complementem e até mesmo no caso de temor, faça uma retenção desses impactos.

- Esse tijolo também auxilia na finalização de sua obra, ajuda a entregar a construção de forma mais rápida por essa redução de materiais auxiliares e o fácil manuseio e aplicação do tijolo. Garante por si só um acabamento liso, que com o cuidado ideal pode dispensar até mesmo revestimento e partir para a fase de impermeabilização.

- Por fim, esse tijolo ecológico é responsável por garantir aquilo que muitas pessoas querem ao construir seu imóvel: economia. Além da redução de materiais já informado, ele facilita as instalações elétricas e hidráulicas, sem precisar de um quebra – quebra que leva a refazer vários processos.

Portanto, se você gostou dessas dicas e quer construir utilizando esse material, entre em contato com a Reform e veja se para o seu projeto ele é adequado.

 

 

Viva de forma sustentável.

 

Júnior Lima
Reform