Construção do Imóvel: Vantagem e desvantagem da fachada de vidro

31/01/2019 | Júnior Lima

Construção do Imóvel: Vantagem e desvantagem da fachada de vidro

É inegável que a fachada é o grande destaque de um imóvel: é pela “capa” que se tem interesse em um livro, e com sua casa não é diferente. A fachada expõe de forma direta o bom gosto dos moradores, o estilo do imóvel, e permite que você tenha bastante autonomia. Sabe quando uma pessoa entra na sua empresa, e deixa um cartão de visitas? A fachada é esse cartão, ele apresenta para as outras o que esperar do imóvel. Na hora de escolher o material que vai compor essa fachada, é importante levar alguns pré-requisitos em conta, não é recomendado que você apenas pense na questão estética. Nesse artigo vamos discutir justamente esse assunto, mostrar se é positivo ou negativo você escolher uma fachada de vidro para seu imóvel pelas suas particularidades, trazendo também exemplos de imóveis que utilizam esse modelo de fachada.

Pontos positivos:

Se você simplesmente tirar da opção de escolha a elegância estética que o vidro pode trazer para uma casa, imóvel comercial e principalmente edifícios, ainda sobra outros pontos positivos para serem discutidos.

O vidro pode ser utilizado para integrar o interior do imóvel com o exterior, fazendo com que as pessoas por dentro veja toda a cidade, e se sintam com liberdade. Outro ponto é a exposição interna à luz solar. O vidro vai permitir que seu ambiente fique claro por mais tempo, acarretando até mesmo economia na conta de luz. Sem contar que a luz natural faz bem pra saúde e ajuda plantas a ficarem saudáveis. É, portanto, uma fachada que contribui quando se olha a sustentabilidade, porém é necessário ficar atento no material escolhido para o vidro.

A gente recomenda e faz uma ressalva, é necessário precaução na escolha do tipo de vidro. Escolhendo o material certo você poderá receber um ponto positivo importante, que é o conforto térmico. Além disso, com uma entrada de luz solar controlada pelo próprio material, e no caso desses vidros terem um perfil reflexivo, você pode até mesmo dispensar o uso de cortina sem se preocupar com o excesso de claridade.

Pontos negativos:

Sobre os pontos negativos, é importante destacar justamente essa escolha do material. Se você optar por utilizar um vidro comum, a passagem exagerada dos raios solares poderão causar um aquecimento do ambiente, mas nada que possa ser controlado na hora de adquirir o material, por isso, é importante você consultar uma equipe especializada, pois é mais simples prevenir do que remediar. Sem contar que não precisa nem se preocupar com sua privacidade escolhendo o material correto, caso erre, esse com certeza é um ponto negativo relevante.

Você deve olhar todas as vantagens, pensar se é isso mesmo que você quer para o projeto, pois os custos de ter uma fachada com um vidro de qualidade em destaque, não é dos mais baratos. Por isso, planeje bem e invista no seu sonho caso queira todas as vantagens citadas acima.

 

Fique com uns exemplos de projetos executados:

Espero que tenha gostado, te vejo no próximo artigo.

 

Júnior Lima
Reform