Qual a importância de escolher a porta ideal para sua casa?

14/02/2019 | Júnior Lima

Qual a importância de escolher a porta ideal para sua casa?

A porta é um dos artefatos mais importantes da sua casa. Ela protege o ambiente e permite a circulação pelos espaços. Mas a porta não é apenas uma escolha mecânica, você pode escolher o tipo de material e o estilo que a compõe. Essa escolha irá mudar muita coisa, como por exemplo, interferir até mesmo na segurança da sua casa.  

 

Porta de Madeira:

Essa é a porta mais comum que existe, muitas vezes o material que está presente na entrada de casa. Às vezes ela pode ser utilizada de forma não comum, a madeira permite uma personalização, ser moldada em tamanho e estilo. Quando você for escolher a porta da fachada de sua casa, recomendamos a madeira por sua segurança e essa possibilidade de personalização. Lembre-se que a fachada é o cartão de visitas da sua casa, então pense e repense cada detalhe.

 

Porta de Vidro:

A porta de vidro garante alguns benefícios ao ambiente. Como a disseminação da luz natural para dentro do imóvel. Lembre-se de utilizar um vidro reforçado e com o material correto, que caso ele quebre não deixará pontas, mas irá se esfarelar, diminuindo a chance de acidentes. Expanda suas opções, não utilize apenas o vidro de forma completa. Compre com detalhes trabalhados, ou então faça a união do vidro com outros materiais. E lembre-se: cuidado com a privacidade, escolha sempre o vidro certo.

 

Porta PVC:

Assim como o vidro, pode ser utilizada de forma positiva pela disseminação da luz natural ao ambiente interno. O PVC no caso transparente, sofre das mesmas questões do vidro, tanto em ponto positivo como negativo. Porém há algumas diferenças, o vidro é um material mais caro que o PVC. É um material frágil que pode ser de cores diferentes. O PVC é sugerido em portas do aspecto sanfonada. Esse material não pode ser personalizado como o vidro em detalhes esculpidos.

 

 

Porta de Aço:

Uma porta comum, que pode ser encontrada em qualquer loja de construção. Elas são pouco utilizadas, vem em uma cor padrão e precisa ser pintada. Essa porta geralmente vem padronizada, mas a opção de cores permite um mínimo de personalização. Não trinca ou quebra, porém amassa e é complicado fazê-la voltar ao normal. E pensando em um ponto negativo, ela é barulhenta.

 

Acabamentos para sua porta:

Em Folha:

É de fácil instalação, segue um padrão de medida tradicional, adequando com facilidade. O fato de ser uma medida padrão e vender de forma pronta, sem precisar medida especial, garante à você um bom preço de compra. A porta folha, para ser mais preciso, se trata de uma abertura padrão, geralmente em medidas padrões.

 

Duas Folhas:

Sua casa é maior? Esse modelo é Ideal para você. E mais ideal ainda para seu hall de entrada. Aqui ficaria muito lindo uma porta de madeira, bem personalizada para seu imóvel. Pense em um tamanho duplicado padrão de uma porta e inspire em algo elegante. Reforce a fechadura pela ligação de duas abas e capriche muito em cada detalhe do seu imóvel, inclusive na escolha dessa porta.

 

Porta de Correr:

A porta de correr talvez seja a divisória que você precisa, é indicada para a otimização do espaço. Imagine um box de banheiro, só que em dimensão maior, separando um cômodo, ou então um portão de ferro que abre por sobre um trilho. Na planta da casa, pela sua dimensão, recomendamos que você pense nas vantagens e a utilize nos menores espaços possíveis.

 

Porta Pivotante:

Elas são pesadas, utilizadas geralmente em residências de alto padrão, e escolhida por pessoas com maior poder aquisitivo pela elegância e robustez. Falando em porta robusta, seu material é pesado assim como o suporte que fica no eixo da porta. Ela faz um giro vindo do centro, e são feitas geralmente sob medida, sendo assim recomendamos que você faça uma pesquisa cuidadosa e detalhada. Apesar do seu custo em geral ser maior, basta uma simples pesquisa para notar que não necessariamente será assim. E mesmo se achar que é, vale muito a pena pela elegância.

 

Porta Sanfonada:

Recomendada para ambientes com pouca iluminação e também umidade pela sua durabilidade, a porta sanfonada é feita de PVC. Essa porta é vendida previamente em vários formatos e tem o custo baixo. Essas opções de formatos permitem que essas portas caibam em praticamente todos os espaços.

 

Listamos aqui as melhores opções de materiais para portas e acabamentos. Sua inserção e escolha deve acontecer até mesmo no planejamento de obra. Espero que você possa aproveitar essas dicas e não errar no material e acabamento de sua porta.

 

Esperamos você no próximo artigo.

Júnior Lima
Reform