Teto Verde - Solução Bonita, Eficiente e Inteligente
30/03/2017 | M. Raquel Sangaletti
Como já dizia o arquiteto revolucionário Le Corbusier, o terraço jardim é um dos cinco pontos fundamentais na arquitetura. Se a intenção é inovar, transformar o visual do espaço e ainda melhorar a qualidade de vida, esse post merece sua atenção!
Apesar do alto custo inicial para despesas de estrutura e mão de obra especializada, o teto verde trará economias no futuro da obra, além dos diversos benefícios, tais como:
- Embelezar e valorizar o edifício, dando vários tipos de uso ao terraço;
- Contribui com a qualidade do ar por conta do aumento relativo da umidade;
- Filtra a poluição e ainda produz oxigênio;
- Tem a capacidade de melhorar o conforto térmico, absorvendo 90% mais o calor do que sistemas convencionais;
- Melhoria na acústica no interior da edificação, isolando os ruídos do entorno;
E como se não bastasse, o jardim suspenso ainda traz consigo o conceito de “Agricultura Urbana” que permite o cultivo de hortaliças, legumes, frutas e até mesmo grãos de grandes culturas.
Os aspectos mais importantes para serem levados em conta na hora da montagem são:
1. Resistência da Estrutura
Verificar se a estrutura já existente tem capacidade pra suportar o novo terraço, se não, precisará de novos cálculos estruturais para uma nova implantação.
2. Impermeabilização
A manta impermeabilizante protegerá a edificação contra a umidade da água da chuva e das plantas. É o processo de maior importância nesse tipo de construção.
3. Camada de Drenagem
Cobertura de lona ou manta asfáltica que filtra a água fazendo com que partículas de areia e terra ou raízes não passem pela tubulação de queda da água.
4. Camada de Substrato de Acordo com a Vegetação
Sobre a manta, faz-se uma camada de substrato que mantém o fundo da cobertura arejado, impedindo o apodrecimento das raízes e facilitando o escoamento da água.
5. Vegetação de Acordo com o Ambiente
De sua opção, seja grama, árvore frutíferas, hortaliças, desde o menor até o maior, o teto verde suporta qualquer tipo de vegetação dependendo de sua localização e estrutura.
A prefeitura de Recife (PE), assim como outras regiões, já aderiram a idéia obrigando por lei os novos prédios residenciais com mais de quatro pavimentos e com área coberta acima de 400 m², a terem telhados verdes. A Lei Municipal 18.112/2015 exige o plantio de gramas, hortaliças, arbustos e árvores de pequeno porte nas lajes dos edifícios.
Como se vê, já estamos avançando bastante neste quesito e avançaremos ainda mais, principalmente com a conscientização das pessoas, empresas e governos. Isso tornarão os custos mais competitivos e nossas casas e cidades muito mais bonitas e charmosas.
Então, não é uma boa ideia? Esperamos que tenham gostado do nosso post.
Até a próxima!
M. Raquel Sangaletti
Reform