Você deve escolher o piso de madeira. Mas qual tipo é melhor?

21/02/2019 | Júnior Lima

Você deve escolher o piso de madeira. Mas qual tipo é melhor?

O piso de madeira é um dos materiais mais utilizados na composição de uma casa. Essa madeira vai desde a parte estrutural, os móveis e até mesmo algo que é o tema desse artigo: A composição do chão. Aqui você vai entender motivos pelos quais deve-se optar pelo piso de madeira, quais os formatos mais conhecidos e seus diferenciais, e se realmente compensa para sua casa. O tipo de madeira muda de projeto para projeto e revela algumas características particulares, como por exemplo, sua capacidade de refletir luz ao ambiente ou até mesmo de uma circulação térmica favorável.

O piso não necessariamente precisa seguir um padrão em todo seu imóvel, você pode fazer algumas variações. Variações essas com o objetivo de se aproveitar o melhor das características e pontos favoráveis de cada tipo de piso, ou apenas por questões estéticas mesmo. Sobre as vantagens, há usos da madeira que garante ao ambiente um aquecimento próprio. Esse fator contribui para que o ideal seja colocar esse piso interno, principalmente na sala e quartos, especialmente quando se têm crianças, para dormirem melhor. E antes de mais nada não se esqueça, sem utilizar água em excesso na limpeza, a menos que o material específico de madeira aceite.

Taco de Madeira

Esse é o mais comum, presente em muitas casas antigas e trazendo até alguns problemas como falhas e certos pisos soltos. Esse tipo de madeira voltou com tudo de uns tempos pra cá, mas requer um cuidado na sua instalação e até mesmo na limpeza. Os tacos por serem colados de forma manual e com bastante densidade, caso utilizado materiais de qualidade, é mais resistente e pode ser uma boa opção. Lembrando que há um tempo para que se faça a troca desses tacos, mas nada que seja tão rápido.

Parquet de Madeira

Enquanto os tacos são instalados individualmente, o piso de parquet é composto por placas menores responsáveis por criar desenhos e formas espeçadas pelo chão. A instalação desse tipo de piso é demorada, mas o resultado vale muito à pena, tanto pelos detalhes que as combinações podem gerar, quanto pelo trabalho artesanal que compõe as placas, e a qualidade do material. A instalação é muito parecida com os tacos, porém as placas pela sua dimensão são melhores fixadas. E então mais fáceis de serem limpas. Geralmente é mais caro que o taco.

Assoalho de Madeira

Pense em uma madeira tratada, pura, aplicada com todo cuidado e perfeccionismo. Isso é o que torna esse tipo de madeira especial e tão caro, pois é utilizado uma madeira pura, conhecida como “nobre”. Aqui você pode avaliar o modelo, tipo de detalhamento e comparar o assoalho com os móveis locais. O próprio assoalho de madeira abre espaço para subdivisões, devido à grande quantidade de material existente. Apesar dessa diversidade, é importante ressaltar que igual outros tipos de piso de madeira informados, você precisa manter um cuidado necessário. E como é mais caro que os demais, talvez você deva até mesmo redobrar esse cuidado, pois em geral, assoalhos riscam mais que tacos e parquet por exemplo.

Madeira de demolição 

Falando em madeira nobre, aqui surge uma composta por reaproveitamento, que antes, de destinada para ir ao lixo, agora vem com a opção de ser utilizada como alto padrão. É a madeira que vem adivinha... De demolição. Mas não irei focar muito nesse tipo de piso, pois temos um artigo específico sobre o tema: encurtador.com.br/dBEO3.

Tipo Laminado

Há pisos autênticos de madeira que são apenas tratadas e então aplicados, outros com poucas transformações e muita autenticidade. Há ainda pisos que imitam madeira, como alguns consideram no caso no piso laminado, mas devemos dizer que na realidade, esse tipo de piso contém frações de madeira em sua composição.

Se você deseja esse tipo de piso com um custo acessível, e ainda pretende obter as vantagens que ele dispõe, você contará com isolamento de som, podendo aplicar essas placas laminadas na parede e não apenas no chão, garantindo ainda um bom clima na casa, com facilidade de limpeza. Sendo assim, afastando até mesmo alergias comuns do ambiente, como à poeira.

Entendemos que quando a madeira é a matéria prima principal exposta no ambiente, fica difícil reconhecer o método ou o tipo a ser escolhido. Mas o que pedimos é que você fique atento às vantagens e as imagens de exemplos e então deixe que vamos selecionar o modelo ideal para o seu projeto conforme sua necessidade.

 

Não fique parado e vem com a gente.

Júnior Lima
Reform