É possível a construção da sua casa com EPS? Surpreenda-se!

07/03/2019 | Júnior Lima

É possível a construção da sua casa com EPS? Surpreenda-se!

Construir casas, requer adaptações. A engenharia afinal é um processo vivo, que precisa buscar facilidades e a forma mais simples de resolver um problema. Há várias questões que a utilização de um material simples na construção de sua casa pode resolver, e essas questões, suas vantagens, iremos discutir nesse artigo.

O que é esse tal EPS? Cientificamente respondendo essa pergunta, esse material é chamado de “poliestireno expandido (EPS)”, para facilitar: lembre-se do isopor, aquele que costuma servir de proteção na embalagem de algum produto que pode ser danificado facilmente.

Antes de mais nada, respondendo sua pergunta sobre a possibilidade de se construir uma casa utilizando isopor em seus materiais, é sim. É possível incorporar o isopor em diversos locais, como a parede por exemplo, visto que isso é comum em alguns outros países, como os Estados Unidos, continente europeu, e até mesmo na China.

Sobre a descrença das pessoas em relação a esse material, entra alguns questionados principalmente em relação a resistência e segurança proporcionada. Há uma desconfiança das pessoas, quanto às adaptações, a troca de materiais que estão acostumados, como a alvenaria por exemplo. Mas casos que retratam sua utilização segura não faltam, sendo bem testado na prática, principalmente no exterior. É obvio que apenas o material isopor é fraco, não tem tanta resistência, por isso gera preocupação, mas o segredo está na composição, ele precisa ser utilizado de forma correta, por profissionais e não apenas colocado em qualquer espaço da casa.

O isopor também não é utilizado sem motivos, você não vai substituir algo que existe por um material novo sem saber o porquê. Sobre motivos, têm-se a resistência, que ao contrário do que diz o sendo comum, são utilizados em países com proliferação de terremotos, recebendo uma característica segundo especialistas de boa resistência contra impactos. Outra vantagem, que chama bastante atenção, é que o isopor é um modelo sustentável. No planejamento de sua casa, vale pensar nessa tecnologia e então entender suas interferências práticas na obra dos seus sonhos. Em relação à sustentabilidade, as vantagens não param, afinal, especialistas afirmam que ajuda a reduzir gastos com energia, com o uso de água, e ainda diminui os resíduos de obra. O isopor é colocado por entre painéis de grelhas aramadas, sugerindo possibilidades às paredes padrões, construídas de tijolos. Essa diminuição de resíduos e até mesmo a troca de alguns materiais, ameniza a poluição atmosféricas com gases tóxicos, que podem emanar de uma construção tradicional.

Esse material para quem não sabe, ainda é isolante. Ele isola o ambiente de sons externos, dificulta a propagação de sons internos e ainda contribui para o controle de temperatura.

Um exemplo de mudanças que estão acontecendo pela utilização do material na construção civil, é sua adaptação às estruturas de lajes, em que o material está mais comum por enquanto, do que utilizado em paredes. Se o EPS se popularizou fora do Brasil, aqui nota que sua utilização ainda é mistificada, com muita coisa a ser esclarecida. Porém, como citado, essa realidade está mudando aos poucos, começando pelas lajes.  

Pelos benefícios propostos, a Reform acredita que o isopor é sim uma tecnologia interessante e que logo será mais popular em nosso país para essa finalidade, ampliando sua utilização em obras.

 

 

 

Gostou do artigo? Vai dizer que não desmistificamos algumas coisas?

Júnior Lima
Reform