Você sabe o que são casas modulares? Bem, a Reform conta para você:

14/03/2019 | Júnior Lima

Você sabe o que são casas modulares? Bem, a Reform conta para você:

Nos comprometemos em trazer sempre novidades do mundo das construções para vocês, então, aqui está um fato interessante. Definir casas modulares é mais simples do que parece, o primeiro ponto é dizer que se trata de um novo modelo de residência e habitação, prático e com fácil ampliação do espaço. Essas casas são construídas por etapas, produzidas em um lugar, transportadas e colocadas no local que a pessoa irá morar. Atualmente essas casas ainda são restritas, não existem em grande quantidade, ainda mais no Brasil. Porém, essa realidade sem sombra de dúvidas irá mudar com o passar dos anos, afinal, há relatos de facilitadores nesse processo de produção com a utilização de impressoras 3D.

Para se construir essas casas, é necessário um controle rígido de segurança por parte do fabricante, esse controle tem por objetivo certificar a segurança do material utilizado. Se a produção não for controlada e essa utilização passar a ser acessível para todos, esse rígido controle poderá sofrer danos e a certificação não atingir o objetivo mínimo de garantias. Então apesar de ser um modo inovador de construir, ainda é bem novo, e requer passar por vários processos até a sua conclusão, a própria etapa de montagem é de extrema importância para garantir a estabilidade da residência.

Ainda, especificando essas casas conhecidas por modulares, é importante destacar que elas não são completamente móveis, há partes que são feitas nesse modelo de modulagem e outras não. Há partes que vêm por meio de transporte e outras que precisam serem realizadas no local de incorporação da casa. Assim, garante segurança, que diferente do senso comum, caso realizado com qualidade e profissionais que conheçam esse material, ficam fixas e são muito resistentes. Não perdendo muito para casas de processos normais de construção.

quais as vantagens e desvantagens?

Sobre as vantagens, sua produção é mais rápida, quando pronta, tem um aspecto semelhante à das casas tradições. Materiais utilizados na composição são muito seguros, claro, com a produção realizada por pessoas que entendem do assunto. Há um tempo de vida útil de 50 a 60 anos, e o isolamento térmico é de qualidade. Na parte da personalização, do design, cada parte da casa: janelas, portas, com cores, detalhes, etc. Para finalizar, um aspecto de extrema importância, é o fato das obras gerarem muito lixo com resíduos e sobras. Com as casas modulares isso pode ser melhor controlado.

Sobre as desvantagens, esse modelo de casa é de difícil contratação, pois existem poucas empresas que oferecem seu serviço. A obra precisa ter garantias então não há como você sair contratando um serviço sem conhecer seu prestador, ainda mais que a construção sempre precisa estar atrelada à segurança. O preço da obra pode não ficar tão barata como você imagina, afinal, requer gastos com terreno, o fator de exclusividade, e ainda materiais que não são tão baratos. É difícil se encontrar empréstimos para essas habitações, o processo de licenciamento é complicado, há equipes a serem contratadas com custos extras, como por exemplo equipe de montagem, e um cuidado ao pensar se você vai precisar expandir futuramente a residência. Sem contar que o prazo de validade da habitação pode ser um ponto que necessita de sua atenção.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre essa tecnologia, o que você acha da possibilidade de criar sua própria casa a partir da modulação?

 

Júnior Lima
Reform