Janelas: Quais os materiais recomendados para utilizar em seu imóvel?

21/03/2019 | Júnior Lima

Janelas: Quais os materiais recomendados para utilizar em seu imóvel?

Quando um projeto de construção está sendo elaborado, uma questão de extrema importância é mapear o ambiente e prepará-lo para uma melhor circulação de ar. Essa circulação leva em conta os espaços de entrada e saída, ocasionando um fluxo perfeito pelo espaço, levando em conta posicionamento de portas e janelas. Calcular a localização das janelas é uma tarefa importante que requer um estudo, afinal, interferirá diretamente na sensação térmica do imóvel. As janelas mais do que portas, afinal, poderão mantê-las abertas durante os períodos mais quentes.

Por outro lado, mas não menos importante, a janela serve também como peça de decoração. É preciso escolher o material e estilo, para que possa combinar com os aspectos totais da casa. Nesse artigo estamos examinando os materiais mais indicados para você utilizar. Quer um exemplo rápido? Vamos dizer que sua casa foi elaborada com características que remetem ao rústico, trazendo elementos sustentáveis, então aqui o melhor será colocar uma janela de madeira, você então cria um ambiente todo moldado para uma casa de campo.

Então já que começamos a falar sobre os materiais, citando um exemplo. Vamos dar continuidade ao assunto:

Como informado, a madeira é resistente e apesar de conversar bem com o rústico, apresenta uma sofisticação. Está havendo uma valorização do retrô, e muitas residências são valorizadas utilizando esse tipo de material. No caso, uma madeira bem tratada e certificada. O projeto sai um pouco mais caro dependendo do tipo de madeira escolhida, mas você ganha como recompensa a estética, o apelo visual. Não esqueça de cuidar dessa janela de forma recorrente para não ter a ingrata surpresa de ataques realizados por Cupins.

Outro material é o alumínio. Quando escolhido, deve-se levar em consideração o fato de ser um material resistente a ferrugens. Sua utilização é recomendada para banheiros e áreas com grande teor de humidade, como por exemplo, a lavanderia. E sua compra, sendo mais padronizada, sai em um preço mais em conta.

Sobre o aço, talvez seja dentre os materiais aqui apresentado o mais resistente a fatores influenciados pela natureza, como a poeira, a humidade, interferência do sol, etc. Esse fato precisa ser levado em consideração, e por mais que haja uma padronização dessas janelas e seu destaque não seja tão voltado ao aspecto visual, garante uma virilidade, transmitindo segurança. É exigido ao longo da sua utilização, pouca manutenção, fazendo você economizar nos serviços em eventualidades.

E sobre o PVC? É um material que parece um plástico reforçado, assim auxilia no isolamento acústico, pode garantir uma personalização, sendo prático para limpeza. De ponto negativo, tem-se o fato do PVC ser danificado com facilidade, gerando um pouco de preocupação quanto à segurança.

Esses são os materiais de apoio, que emoldura a janela, cabe ainda em um próximo artigo falar sobre os modelos existentes e quais são os vidros recomendados. Cabe dizer que é um assunto denso, trabalhoso, de várias etapas. Nisso você nota a importância, assim, tenho a certeza de que você irá tirar um tempo para entender melhor sobre sua janela.

 

 

Espero que tenha ajudado e saiba que esse assunto ainda vai render bastante ;)

Júnior Lima
Reform