Se a chuva chegar: Cuidados que você pode ter em casa

04/04/2019 | Júnior Lima

Se a chuva chegar: Cuidados que você pode ter em casa

Você deve estar pensando, olhando para o céu tentando perceber se está ou não armando aquela chuva. Lembrando se deixou ou não a janela do quarto aberta, parece algo irrelevante, mas quem nunca esqueceu de fechar as janelas ao sair? Chegar em casa após um dia de trabalho e ter esse transtorno nas mãos pode deixar você irritada. Mas isso não é o pior, imaginou chegar aquela chuva que alaga ruas e pode invadir sua casa? Sua casa tem alguma proteção contra desastres, como por exemplo os que foram citados? Claro que uma chuva pode não ser pra tanto, mas aí entra o discernimento você notar realmente a necessidade.

Sobre os cuidados e recomendações:

Como já citado, trabalhe em favor da prevenção.

Cuidado com os mínimos detalhes de proteção, como fechar as janelas, certificar de que tudo está saindo como o planejado.

Então, nesse caso o cuidado vai antes da execução, é recomendado que você analise bem o local de implantação, de nada vale você prevenir de um modo não tão eficaz do que remediar de modo totalmente solucionável.

Além do mais, isso pode danificar o piso da casa (principalmente em casos de piso de madeira ou carpete) e coisas que estiverem próximas às janelas, como aparelhos eletrônicos.

Então, lembre-se: vai sair? Não esqueça de fechar as janelas. Vai evitar possíveis danos além de poupar seu trabalho em secar tudo.

Retire os aparelhos eletrônicos da tomada, dependendo da descarga elétrica pode gerar transtorno, como aparelhos queimados e até situações mais graves. Claro que você não precisa por qualquer chuva ficar no escuro, se for uma chuva passageira pode ficar tranquila. Mas nada de assistir aquela novela que ama nos temporais, lembre-se que no Brasil cai cerca de 57 milhões de raios por ano.

Cuidados com vidros e fechaduras. Essa checagem é importante, pois o mínimo de espaço pode trazer grandes transtornos. Em chuvas muito fortes, como por exemplo, as chuvas de granizo, que são mais recorrentes em algumas regiões que outros, vidros e fechaduras podem sofrer danos.

Saiba que a água precisa escoar. O acúmulo é prejudicial, ocorre inundações. Certifique-se de que todas as vias de escoamento estejam limpas e bem cuidadas, no caso: as calhas, telhas e ralo.

No fim das contas o importante de você saber é que não tem muito o que fazer durante a chuva.

A dica final é sempre realizar vistorias e manutenção recorrente, e no caso de sua casa classificada como estando em área de risco você precisa providenciar uma forma de sair do local, ou você e sua família pode sofrer danos graves no caso de um desastre.

E caso ocorra algo do tipo, esteja preparado para deixar o bem material de lado e conseguir estar em segurança.

Júnior Lima
Reform