Energia solar: Vantagens e Desvantagens para sua casa

02/05/2019 | Júnior Lima

Energia solar: Vantagens e Desvantagens para sua casa

A energia solar vem se tornando cada vez mais comum no mundo. Sua utilização prática é alvo de discussões sobre a viabilidade de implementação em residências, mesmo que apenas para otimizar o consumo próprio. Porém, nem só de benefícios essa energia contempla. Para verificar se você deve ou não trazer essa novidade para a sua casa, é necessário fazer um balanceamento dos pontos negativos e positivos:

Vantagens da energia solar

Uma grande vantagem a ser levada em consideração, é que ela não polui durante o uso, diferentemente das outras formas de energias mais tradicionais. Vale reforçar que até mesmo a poluição gerada pela fabricação dos equipamentos que compõem a construção desses painéis solares, é totalmente controlável pelo fabricante, há como monitorar e até mesmo diminuir esse parâmetro.

O equipamento necessita de pouca manutenção, sendo essa, isolada e quase nunca recorrente.

A relação custo e benefício está melhorando cada vez que o tempo passa. Esses painéis solares estão se tornando a cada dia mais potente e seu custo acessível, não precisando ter um alto investimento. O número de empresas que vende essa solução cresceu, o que torna essa energia economicamente viável.

Para a energia solar funcionar, basicamente depende apenas de uma proporção da energia solar. Assim, garante desempenhos excelentes em lugares remotos. Assim, a instalação é independente, não é como a energia por transmissão que necessita de uma central e ainda, enormes investimentos em linhas de conexão e equipamentos.

Sobre a viabilidade, pensando no Brasil, vale destacar que a energia solar pelo clima tropical, é viável praticamente em todo o país. Tornando o investimento / vendas viável e ainda gerando uma economia final na conta de energia.

Desvantagens da energia solar

Sobre as desvantagens, o clima em uma dada época do ano pode não ser favorável para a fixação de energia necessária na placa para um perfeito funcionamento do sistema. Até mesmo o período da noite, pela produção, faz com que necessite nesse sistema um meio de armazenamento em locais que não estejam ligados à rede de transmissão de energia por segurança, algo que precisa ser realizado com precisão por um técnico especialista.

Não há como ser implementado com sucesso, da forma em que estamos tratando nesse artigo, a implantação da energia solar em locais com latitudes médias e altas, que sofre com grandes quedas de temperatura nos meses de Inverno. Sobre essas intempéries climática, um exemplo, são os locais com frequentes coberturas de nuvens, como é em Londres, tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade, o que prejudica uma produção linear de energia que resolve as necessidades do imóvel de forma contínua.

Foi citado a necessidade de se ter formas de armazenar a energia solar. Esse armazenamento não é tão eficiente quanto armazenamentos de combustíveis fósseis e de energia das hidroelétricas. Assim, a solar, ainda, é utilizada mais como instantânea do que uma produção contínua. Essa construção e revisão da potência energética, encarece um pouco o procedimento. O custo, ainda, é um fator que precisa ser levado em consideração.

Pensando sobre eficiência energética, os painéis solares estão longe de ter uma grande rentabilidade produtiva. Essa eficiência está em cerca de 25 por cento apenas, e sua dominância no país ainda escassa, notando uma deficiência do setor está na popularização, melhoria dos índices e ainda, na formação de pessoas especializadas nesse seguimento.

Portanto, é uma energia sustentável, com diversas vantagens e que está em constante evolução. Caso sua localização seja contemplada com os benefícios necessários vale muito à pena.

 

 

Gostou do artigo? Recomendamos que você pensa um pouco mais nessa sustentabilidade.

Júnior Lima
Reform