Qual o melhor material para a parede de sua casa? Descubra a diferença entre Alvenaria e Drywall.

19/07/2019 | Júnior Lima

Qual o melhor material para a parede de sua casa? Descubra a diferença entre Alvenaria e Drywall.

A parede da sua casa é o que fornece privacidade e ainda, auxilia na sustentação do seu imóvel. É uma parte essencial para sua construção. Uma casa sem paredes não haveria como sustentar o telhado, e não daria aos seus inquilinos segurança. Porém, definir a parede de sua residência requer levar algumas coisas em consideração, como por exemplo o peso da estrutura que virá sobre elas, a fundação que é a resistência do terreno, e até mesmo o design que você preferir. É importante deixarmos claros que existem duas características que você deve levar em conta ao definir a parede do seu imóvel, existe o modelo fixo, que compromete a estrutura e deve ser pensada antes para suportar o peso da casa e assegurar que você estará em um ambiente sem riscos, e a parede extra ou expositiva, com a função de manter a privacidade e separar cômodos. Essa segunda, assim como tudo em sua casa, realiza uma força sobre o terreno, porém pode ser aplicada por meio de um material mais leve, garantindo maior liberdade de escolha ao material. Destacamos que antes de tudo vem a segurança e depois a possibilidade de escolher o design que encante seus olhos. Mas sem dúvidas é importante para você, que deseja construir ou reformar, saber das opções que existem no mercado. E quando iniciar a obra, verificar com os responsáveis pela execução se realmente é uma escolha acertada.

 

Nesse artigo iremos apresentar à vocês o que é Alvenaria e o que é Drywall para que você possa entender sua diferença e qual seria o melhor para sua obra.

 

Alvenaria de vedação e estrutural

Esse é o material mais comum. A parede é composta por blocos de concretos empilhados ou para que se torne ainda mais resistentes utiliza-se tijolos. Essa escolha que a Alvenaria permite também é muito importante e para isso temos outro artigo que pode interessar você. Com o esse modelo que foi citado é um modelo bem comum, é resistente e aqurnta uma boa proporcao de peso sobre. E por ser comum, não necessariamente quer dizer que será algo simples, muitas pessoas querem apenas pela parede saber se é resistente e se executa bem a questão da privacidade para decorar com textura e pintura ape as após estar eequida. Falando sobre a separação que indica no título, é Alvenaria de vedação independente do peso do material, sendo muita utilizada apenas para separar o ambiente. Já a Alvenaria estrutural se utiliza de uma composição mais resistente e com o o nome diz fornece a função de sustentar o ambiente tendo, de forma interna, a adequação de pistas e vigas.

 

Drywall

Também muito utilizado e comum na construção, a utilização do Drywall indica uma forma ágil de se construir paredes se comparado com o modelo apresentado anteriormente, essa é uma grande vantagem, sem contar que as paredes ficam bem acabadas com a aplicação certa. O Drywall explicando do que se trata, é um material feito de placas de gesso acartonado, esse material é instalado por sobre uma estrutura metálica. Se existisse um gráfico e voltássemos a fazer uma métrica de resistência e utilização do material apenas para fins de privacidade, o Drywall é útil apenas para a segunda opção. É de extrema importância que sua construção se dê apenas para áreas internas e que vice saiba que o isolamento acústico não é um dos benefícios de utilizar esse método. O Drywall é versátil e existem indicação do melhor gesso para diversas ocorrências de necessidades. Diferencia-se se o ambiente é úmido ou não, é até mesmo se vice deseja que ele seja resistente ao fogo. E então, o Drywall já supre suas necessidades?

Agora que você conhece esses dois modelos que tal planejar a construção da sua casa?

 

Júnior Lima
Reform