Projeto Luminotécnico: Saiba Mais

18/05/2017 | Kamila Nunes

Projeto Luminotécnico: Saiba Mais

O que é um projeto luminotécnico?

O projeto luminotécnico compõe os projetos complementares de um empreendimento. Este tem como finalidade a locação e cálculo de lumens (unidade de medida de um fluxo luminoso) de um ambiente, afim de torna-lo mais agradável e confortável. Outros fatores não menos importantes ao qual se deve levar em consideração, é a iluminação natural do ambiente e a função que o mesmo se destina.

Um projeto luminotécnico deve ser feito de forma clara e bem cotada, para que não haja divergências na sua execução.

Projeto Luminotécnico

Vantagens de um projeto luminotécnico

Muitas pessoas acabam optando por não pagar por este projeto, pois acreditam que podem definir por elas mesmas ou optam sempre pelo tradicional ponto central. Porém esta economia pode refletir futuramente em vários aspectos, como: ambientes mal iluminados, maior consumo de energia e nenhum destaque a decoração dos ambientes.

Além de ambientes bem iluminados e a valorização da decoração, um projeto elaborado de forma consciente, pode reduzir significativamente no consumo final de energia. Hoje as lâmpadas de LED já estão com valores mais acessíveis no mercado, facilitando assim a troca das lâmpadas halógenas por LED.

O LED se comparado com as tradicionais lâmpadas fluorescentes, são mais caros, mas o retorno no consumo de energia e na vida útil da lâmpada compensam. Para que se tenha uma melhor ideia da proporção da economia, vamos ao simples exemplo:

Considerando o uso diário de 4 horas, a vida útil de uma lâmpada fluorescente é de 3,5 anos, já a de LED é de 10,5 anos. Portanto, seriam necessárias três lâmpadas fluorescentes para conseguir a mesma vida útil do LED. Com relação a economia financeira da mesma, a lâmpada fluorescente consome 15W e a de LED, 8,5W. Considerando 120 horas mensais, chegamos a um gasto de R$1,44 para fluorescente e R$0,82 para LED.

Projeto Luminotécnico

Tipo de iluminação

O modo mais tradicional usado é o ponto central no centro do cômodo, porém há outras formas de posicioná-las. Veja alguns exemplos:

Iluminação difusa: A forma mais conhecida e usada, onde a lâmpada fica instalada no centro do ambiente, iluminando o espaço de maneira uniforme.

Iluminação Difusa

Iluminação direta: Luz mais pontual, ela incide sobre algum objeto, através de luminárias e abajur. Este tipo de iluminação é muito utilizado em escritórios, salas de estudos e home office. Pode ser utilizado também para iluminar algum objeto de decoração.

Iluminação Direta

Iluminação indireta: A Iluminação indireta ocorre quando se usa rebaixo de gesso, onde a intenção é que o faixo luminoso se “espalhe” através da reflexão no gesso branco. Essa opção é a mais procurada pelos brasileiros. Há também outras formas de iluminação indireta, podendo ser feita através de instalações nos próprios mobiliários.

 

Iluminação Indireta

Hoje mais do nunca se faz necessário a redução no consumo de energia. Assim, com um projeto bem feito é possível iluminar o ambiente da forma como é preciso e ainda economizar no consumo de energia. Conte com a REFORM para “iluminar” seus projetos.

Kamila Nunes
Reform