Umidade: Como Identificar, Combater e Eliminar

27/01/2017 | Danilo Flausino

Umidade: Como Identificar, Combater e Eliminar

 A umidade é um problema muito comum e constante em edificações, e traz ainda mais preocupação quando estamos em épocas chuvosas do ano. Engana-se quem pensa que esta situação é causada apenas pelas chuvas. Existem diversos fatores, como vazamentos no encanamento, escoamento ineficaz da água que sai do ar-condicionado e solo úmido, que podem ocasionar essa patologia, e, identificar o tipo de umidade presente na edificação é uma forma de auxiliar o proprietário a tomar as medidas corretas e procurar o profissional adequado para o reparo.

Umidade: Como Identificar, Combater e Eliminar

Pensando nisso, preparamos para você um guia rápido de identificação dos tipos de umidade que podem ocorrer, como evita-las e os cuidados necessários a partir do problema identificado.

Umidade Ocasionada Pelas Chuvas

Umidade Causada pela Chuva

Umidade causada pela Chuva

Como se apresenta:

No interior da edificação esse tipo de umidade aparece delimitado claramente na parede. No exterior, os modos mais comuns de aparecimento são por fissuras, juntas de dilatação estragadas, tijolos ou blocos trincados, eflorescências brancas (sais cristalizados, lembrando o desenho de flores).

Áreas afetadas:

Estragos no interior ou no exterior da edificação. A infiltração das chuvas ocorre principalmente no lado da edificação que é mais exposto aos ventos.

Quando aparece:

Aparecimento intenso durante ou depois de chuvas fortes ou contínuas.

Identificação:

Paredes exteriores são mais afetadas em casos de chuvas fortes e contínuas, ocasionando manchas de umidade e infiltração. Após a passagem da mesma, podem surgir essas manchas apontando problemas no telhado, nas calhas ou fissuras na alvenaria.

Solução:

  1. Começando pelo telhado, verifique se as telhas se encontram perfeitamente encaixadas e coladas, se há furos nas calhas ou se estão entupidas e se toda estrutura do telhado está em perfeito estado.
  2. Na fachada, verifique se há fissuras e faça o tratamento imediato.
  3. Em paredes mais expostas, é necessária a impermeabilização adequada das mesmas com uma argamassa especial.
  4. Revestimento em pedras resinadas também podem solucionar a situação.

Umidade por condensação

Umidade Causada por Condensação

Umidade Causada por Condensação

Como se apresenta:

Sob a forma de bolor e cheiro de mofo, apresenta-se por meio de manchas de umidade com aspecto irregular. Outra característica comum dessa umidade são os vidros constantemente embaçados e durante muito tempo.

Áreas afetadas:

Interior ou exterior de paredes ou lajes, principalmente nos cantos.

Quando aparece:

Aparecimento frequente nas estações chuvosas e no frio.

Identificação:

Locais onde a temperatura é maior e existem maiores diferenças de temperatura, a produção de vapor é constante. Assim que é atingida a saturação de vapor de água, o mesmo se transforma em água, principalmente em locais mais frios (vidros, paredes e estruturas metálicas). Se a superfície apresentar porosidade, a água tende a infiltrar.

Solução:

  1. Tente produzir menos vapor. Uma casa com 4 pessoas produz aproximadamente 10 litros de vapor. Evite a utilização de água muito quente, tape sempre que possível as panelas e ligue o exaustor, evite secar roupas no interior da edificação, utilize produtos absorventes de umidade no interior dos armários e guarda-roupas;
  2. Permita uma maior ventilação nos ambientes. Esta ação ajuda na melhoria do arejamento da edificação;
  3. Instale ventiladores onde for possível;
  4. Evite paredes frias. Um revestimento bem feito combinado com uma impermeabilização adequada, faz com que a parede não fique tão fria e propícia a umidades.

Umidade Ascendente (Sobe Pelas Paredes)

Umidade Ascendente

Umidade Ascendente

Como se apresenta:

Sob a forma de manchas interiores ou exteriores. No interior poderá se formar salitre (nitrato de potássio), ocorrer o descolamento de papel de parede ou ainda aparecerem bolores. No exterior apresenta-se na forma de musgo.

Áreas afetadas:

Normalmente afeta a largura da parede, com altura variável de 50 a 120 centímetros.

Quando aparece:

Frequente em qualquer época do ano e intensificada em climas úmidos. Ocasionada pela umidade do solo e de materiais de construção expostos a água no decorrer do processo construtivo.

Identificação:

Baldrames sem a impermeabilização adequada em contato com solo úmido são os principais causadores. Materiais de construção expostos a água no decorrer do processo construtivo, também podem ocasionar este tipo de patologia.

Solução:

  1. Permita maior ventilação nos ambientes. Uma maior ventilação ajuda com que a altura da umidade seja menor que a variação comum (50 a 120 centímetros);
  2. Contrariamente ao item anterior, a altura pode ser maior que a variação comum se houver além de excesso de sais na composição da alvenaria, um revestimento que não seja traspirável ou a um cimento hidrófugo (resistente a água);
  3. Instalação de barreira impermeabilizante (argamassa especial) ou injeção de produto hidrófugo;

Umidade por Vazamento no Encanamento

Umidade Causada por Vazamento

Umidade Causada por Vazamento

Como se apresenta:

Sob a forma de círculos úmidos (auréolas) ou por bolores.

Áreas afetadas:

Próximo a canos ou aparelhos sanitários.

Quando aparece:

Quando há algum tipo de vazamento e principalmente em áreas que se encontrem próximas a aparelhos sanitários utilizados com frequência (ex.: banheiras, ofurôs, etc.)

Identificação:

Quando o encanamento está visível, é detectado facilmente. O grande problema é quando o encanamento é interno às paredes, como na maioria dos casos. Sua manifestação pode se dar a uma distância considerável do local do vazamento, o que torna a resolução do problema um pouco mais complexa.

Solução:

  1. Identificação rápida e controle imediato do vazamento através das manchas circulares;
  2. Observe sua conta de água se não há alteração anormal comparada a meses anteriores;
  3. Observe o entorno de aparelhos sanitários. Se a umidade tende a aparecer ou reaparecer com a utilização de um determinado aparelho, pode-se constatar que o problema vem deste mesmo aparelho.

Umidade em Subsolos ou Paredes/Muros de Arrimo

Umidade em Subsolos ou Paredes/Muros de Arrimo

Umidade em Subsolos ou Paredes/Muros de Arrimo

Como se apresenta:

Sob a forma de paredes molhadas, originando manchas de salitre.

Áreas afetadas:

Subsolos em geral (garagens, sótãos, etc.) e paredes/muros de arrimo.

Quando aparece:

Frequentemente visível em todas as épocas do ano, devido a umidade do solo ou o escoamento de água errado em andares acima do local.

Identificação:

Impermeabilização não adequada ou não existente é o principal causador desta patologia.

Solução:

  1. Impermeabilização adequada no exterior. Escavar o solo junto à parede até o nível das fundações e aplicação de produtos especiais (cimento hidrófugo, tinta asfáltica, argamassa especial ou manta asfáltica);
  2. Se não for possível a execução do item anterior por questões de lençol freático ou por outros motivos, é conveniente colocar tubos para drenar a água, ligados à rede de esgotos;
  3. Se o tratamento exterior for inviável, a instalação de reboco impermeável no interior é outra possibilidade mais fácil, barata e rápida.

A identificação rápida do problema auxilia em um retorno seguro e eficiente para o proprietário. Lembre-se que apesar de conseguir às vezes uma identificação rápida, um acompanhamento técnico e profissional para uma melhor resolução do problema é fundamental.

Esperamos que tenha gostado deste nosso pequeno guia!

Até a próxima!

Danilo Flausino
Reform