Automação Residencial, Conforto e Otimização

01/06/2017 | Luis Felipe Cardillo

Automação Residencial, Conforto e Otimização

Atualmente grande parte das pessoas, procuram formas de se sentirem amparadas e de poderem aperfeiçoar suas tarefas, de modo que demande menos tempo e propicie uma maior sensação de conforto, segurança e bem estar. E atualmente a maioria das soluções facilitadoras vem em forma de tecnologia.

Tecnologia esta que está cada vez mais presente nas casas e apartamentos. Quando se fala nesse tema geralmente a primeira coisa que vem em mente é algo futurístico, bem ao estilo “os Jetsons”, e a cada dia mais essa ideia vem se tornando realidade em forma de máquinas que fazem a automação das residências e de alguma forma facilitam as tarefas domésticas, fornecendo conforto e comodidade aos moradores.

Os Jetsons

Automação é um sistema automático de controle em que os mecanismos verificam seu próprio funcionamento em forma de medições, introduzindo as correções sem a necessidade de intervenção do homem. De forma a tornar os processos mais eficientes, maximizando a produção e melhorando as condições de trabalho.

Já na automação residencial essas técnicas são aplicadas para melhoria do conforto e segurança das residências. Podemos ver esse tipo de automação em sistemas que vão desde simples portões eletrônicos, centralização de aparelhos de entretenimento em um único ponto, até complexos processos de controle de iluminação, umidade e temperatura. Desta forma definimos a automação de uma residência como, a arte que torna a maioria dos equipamentos eletrônicos desta automático.

As possibilidades de automação são tantas quanto as necessidades dos usuários. Em qualquer projeto que vise automatizar uma determinada função temos módulos básicos de sensores, dispositivos de acionamento e a central de controle. E utilizando esse sistema base, modificar as programações e tecnologias para adequar à requisição. Desta forma, é possível criar soluções personalizadas para cada projeto de acordo com a demanda.

Automação Residencial

Um termo bastante empregado para se referir a uma residência automatizada é casa inteligente, e como o próprio nome diz todos os processos podem ser programáveis de forma pessoal, e nós da REFORM estamos preparados para lhe auxiliar da melhor maneira na automação do seu lar.

Vamos listar aqui as funções mais empregadas em uma casa inteligente:

  • Comando dos circuitos de iluminação de forma independente.
  • Criação de cenas pessoais, controlando temperatura, iluminação, eletrônicos e
  • persianas.
  • Sistema de segurança com câmeras, controle de acesso por biometria.
  • Alarmes de presença e incêndio com sensores integrados.

Um ponto de extrema importância na escolha dos equipamentos para implantação da casa inteligente é ter uma interface amigável, de fácil manuseio e controles simples, para que a experiência do usuário seja a mais positiva possível. Com a tecnologia atual de tablets e celulares, é possível centralizar todo o controle da casa nestes dispositivos eliminando outros controladores. Para isso é essencial a integração entre os sistemas, para que as tecnologias conversem entre si e seja possível a centralização do controle.

Casas Inteligentes

Hoje em dia os valores da implementação das casas inteligentes ainda é alto, mas com a popularização o custo está em queda, ficando economicamente viáveis. Além de proporcionar conforto, segurança e comodidade, sabe-se que esse tipo de automação contribui para a economia no gasto de energia das residências. Cada cliente tem uma característica pessoal, e a automação acompanha o estilo de vida e preferências do usuário, portanto na hora de elaborar o projeto é importante analisar o perfil e todas as necessidades do cliente.

Até a proxima,

Luis Felipe Cardillo
Reform