Vantagens Das Casas Pré-Fabricadas

07/06/2017 | Kamila Nunes

Vantagens Das Casas Pré-Fabricadas

 A cada dia que passa vemos inúmeras inovações em diversas áreas, e na construção civil, não é diferente! Pensando em mostrar a você alternativas de métodos construtivos que aceleram etapas, enxugam o orçamento e além de tudo não agridem o meio-ambiente, preparamos a apresentação de um destes métodos e suas vantagens.

Através de processos industriais, as casas pré-moldadas são produzidas em fábrica, transportados e montados no local onde será a construção. Normalmente as empresas possuem projetos padronizados, já os materiais podem ser de diversos tipos, como madeira, concreto e aço.

No Brasil este tipo de construção ainda não é tão utilizado, á sempre uma preferência pelos padrões tradicionais. Porém, a tendência é que ela cresça á medida que as pessoas compreendam melhor seus benefícios.

Custo da obra

Como as peças de pré-fabricado são padronizadas é possível definir com maior precisão o que deve ser comprado para construção da casa. Assim é possível evitar despesas inesperadas, já que o orçamento total pode ser determinado antes da obra.

Outra questão importante é que mesmo com o tempo de fabricação das peças, o gasto da mão de obra é bem menor que as construções tradicionais de alvenaria. Como as peças são feitas para encaixar umas as outras, o tempo de mão-de-obra necessária é reduzido para execução do projeto.

Tempo da obra

Depois da chegada dos painéis para paredes e lajes no local da obra, a montagem é muito mais rápida que as construções tradicionais de alvenaria. Um exemplo para que se tenha uma noção melhor do tempo, é que uma casa de 40 m² levaria em torno de 90 dias para ficar pronta pelo método convencional da alvenaria, já pelo pré-fabricado levariam 30 dias. Portanto tem-se uma redução de dois á três meses no tempo total da obra, sem dúvida essa é uma das maiores vantagens deste tipo de construção.

Qualidade de obra

Devido a produção padronizada dos componentes, faz com que as variações de qualidade sejam praticamente eliminadas .As fábricas onde são produzidos os painéis são locais fechados, o que garante que quaisquer fatores climáticas influenciam na qualidade final do produto. Outra vantagem de serem produzidos em fábrica, é que não há influenciam nenhum do ambiente da obra, como sujeira e mal armazenamento.

Casas Pré-Fabricadas

Sustentabilidade

A redução do tempo de construção é a vantagem que chama mais atenção, mas pelo fato de ser uma construção padronizada, ela traz outras vantagens, como o aumento da qualidade e controle dos gastos. A questão sustentabilidade sempre foi ligada diretamente com a construção civil, visto que o número de resíduos gerados é muito grande. Tendo então o ponto de vista sustentável, outra vantagem das casas pré-fabricadas é a diminuição do consumo de água e energia e a redução significativa dos resíduos produzidos pela construção civil.

Inovações sempre são eficientes com o acompanhamento adequado por profissionais com experiência em qualquer método construtivo, seja ele engenheiro, arquiteto ou profissional de mão-de-obra. Até a próxima!

Kamila Nunes
Reform