Piscinas Biológicas: Lazer e Sustentabilidade

21/06/2017 | M. Raquel Sangaletti

Piscinas Biológicas: Lazer e Sustentabilidade

A piscina biológica (ou ecológica) ainda é pouco conhecida no Brasil, isso porque o sistema legislativo estadual diz que as piscinas públicas devem receber cloro, mantendo o PH entre 7,2 e 7,8 e Cloro Livre de 0,2 a 1 ppm (partes por milhão), ou seja segundo a lei é obrigatório clorar as piscinas, mesmo que tratamentos naturais ou com sal, ionização, sistema ultravioleta ou ozônio sejam eficientes. Contudo, a legislação nacional que resguarda e dispõe sobre a  Qualidade de Água de Piscina (NBR 10818 de 1989) não obriga nenhum tipo de tratamento químico nas piscinas no país.

PISCINAS BIOLÓGICAS x PISCINAS CONVENCIONAIS:

Diferente das piscinas convencionais, as piscinas biológicas tem um sistema que não utiliza cloro ou outros produtos químicos; essas substâncias são usadas para eliminar as bactérias e fungos, mas podem ser substituídas por plantas aquáticas.

De uma forma natural, as plantas substituem os produtos químicos e serve de filtro para garantir a limpeza e a manutenção da piscina através da libertação de oxigênio que caracteriza o processo de fotossíntese.

A vantagem da piscina biológica é que ao contrário da convencional, ela exige pouquíssima manutenção, já que tem um auto sistema de tratamento da água.

PASSOS PARA CONSTRUIR UMA PISCINA BIOLÓGICA:

  1. Após escavar o terreno (em áreas planas de pelo menos 50m²) deve ser colocada uma geomembrana de polietileno, vinil ou borracha de EPDM (etileno-propileno-dieno) para a impermeabilização. Só depois começa a ser desenhado o formato dela com as pedras.
  2. São compostas de duas áreas: A área para banho, que é semelhante a uma piscina comum, porém que está conectada a uma área vegetativa de regeneração, que deve ser protegida com tela e também com uma mureta para separar as pedras, areia e as plantas da área de banho, mas que permita o fluxo de água. A água circula de uma parte para outra por ação das bombas hidráulicas. É extremamente importante que exista essa divisão para não ter incômodos com insetos e girinos que são atraídos pelas plantas aquáticas.
    PS: Para não haver essa criação de insetos nas plantas, algumas pessoas adotam o uso de peixes na piscina, que se alimentam desses insetos e outros micro-organismos que surgem.
  3. É necessário um breve estudo do clima de sua cidade e do solo de sua casa, essas informações são essenciais para que escolha os materiais e plantas mais indicados.

Na demonstração abaixo segue um esquema de como deve ser implantado todos os intens:

Implantação de Piscina Biológicas

CUSTO:

Em geral, tem um custo de R$295 a R$500,00 metro quadrado. O investimento inicial para construir essa piscina é cerca de 20% a mais da convencional, porém, não há custos com manutenção depois da construção.
Constantemente oxigenada, a água quase não sofre com o risco de produção de microrganismos e bactérias, e as plantas, subsistentes, regeneram-se de forma contínua. Resta ao proprietário apenas recolher as folhas mortas na superfície e aspirar o fundo uma ou duas vezes por mês para evitar a formação excessiva de calcário.

Algumas fotos de piscinas biológicas já executadas:

Piscina Biológicas

Piscina Biológicas

Além da piscina ser totalmente sustentável e econômica, ela se integra ao paisagismo local, do ponto de vista arquitetônico ela valoriza o espaço adaptando-se ao ambiente.

É de grande importância que um profissional que entenda sobre piscinas ecológicas acompanhe a obra para não haver futuros problemas.

Apresentamos a verdadeira função das piscinas biológicas e suas vantagens comparadas a piscinas convencionais, que por mais que a construção tenha um valor um pouco mais elevado, ainda assim compensa por não haver manutenções.

Temos a intenção também de quebrar tabus para quem não conhece o sistema utilizado e tem a ideia de um espaço sujo e poluído, demonstrando que as áreas das plantas para purificação da água ficam em um espaço integrado mas separado da área de banho.

Espero que tenham gostado: Uma ideia simples e moderna que diferencia e harmoniza seu lar!

M. Raquel Sangaletti
Reform