Acessibilidade: Como Adaptar A Casa Para Idosos?

04/07/2017 | Kamila Nunes

Acessibilidade: Como Adaptar A Casa Para Idosos?

A terceira idade faz parte da vida de todos nós, sejam por parentes próximos ou pelo simples fato de que todos nós um dia seremos idosos. Por isso, as adaptações para deixar o ambiente mais funcional, com todos os espaços montados de acordo com as limitações dos mais velhos, em alguns casos é necessário. Os idosos necessitam de cuidados especiais, inclusive no que diz respeito à decoração da casa.

Revestimentos, mobiliário e peças decorativas são pensados de acordo com as necessidades encontradas pela terceira idade. Os ambientes podem conservar as estruturas originais, porém visando sempre a redução das dificuldades de circulação de uma área para outra e reduzir as chances de acidentes.

As ideias são bem criativas e interessantes, mas podem aumentar os gastos com a obra. Muitas casas de repouso e asilos já aderiram a decoração voltada para os idosos. A valorização dos moradores da terceira idade deve ser apresentada em projeto, pois idosos principalmente os que estão doentes ou com dificuldades de locomoção, devem realizar duas atividades básicas com facilidade e conforto.

Dicas para adaptar a casa para idosos

Revestimento de piso: O grande número de acidentes por quedas em idosos, se dão pelo fato da não adequação das residências. Quedas em idosos podem agravar doenças ou até mesmo danificar os ossos, pois eles já se encontram mais frágeis nessa faixa etária. Construir pisos antiderrapantes é a melhor forma de prevenir acidentes.Com um bom projeto de paginação, as peças conseguem aliar a beleza com a segurança.

Revestimento de piso

Cuidados com o banheiro: Os ambientes sanitários costumam ser o local com maior índice de acidentes, pois o chão é escorregadio e não possuem estrutura adequada para locomoção interna. Para facilitar o acesso procura-se instalar barras de apoio e vaso sanitário mais alto. Quando o morador possui Alzheimer, não é recomendado objetos pontiagudos e de vidro, bem como o uso de espelhos pode causar alterações no comportamento do idoso. Vale ressaltar que para maior comodidade e segurança, em casa com dois ou mais pavimentos, o banheiro adaptado deve estar situado no primeiro andar da residência.

Cuidados com o banheiro

Acesso aos cômodos da casa: Casas que se faz necessário o uso de escadas, é recomendado evitar escadas longas ou cheias de curvas, utilizando sempre corrimãos. Para prevenção de acidentes e locais que permitam um certo descanso, é recomendado instalar suportes em determinadas áreas da casa. Se possível, os ambientes devem ser espaçosos, para que o idoso se sinta a vontade no sentido de locomoção.

Acesso aos cômodos da casa

Mobiliário para idosos: Móveis sem quina e fixos no chão devem ser evitados em ambientes residenciais, a medida de ajudar a evitar ferimentos caso o idoso procure apoio.

Mobiliário para idosos

Adaptações indicadas: Caso seja possível, substitua os degraus por rampas, afim de tornar o lar mais seguro. Janelas amplas facilitam a entrada de luz natural durante o dia, facilitando assim as atividades do idoso. Lugares feitos sob medida, ou seja, nem muito altos e nem muito baixos também ajudam na autonomia dos idosos.

Adaptações indicadas

É recomendado ainda deixar os corredores iluminados e se preocupar com o contraste da porta com a parede para que a pessoa possa enxergar com mais nitidez. Crie facilidade para o idoso abrir as portas adotando maçaneta de alavanca ao invés de redondas. Na hora de decorar uma casa para idosos, é melhor evitar os apetrechos desnecessários que representam obstáculos, como vasos e esculturas. Evite qualquer acessório que possa resultar em quedas, como é o caso dos tapetes.

Aproveite as dicas de decoração e faça as mudanças necessárias para tornar a casa do idoso mais segura. Afinal, eles merecem todos os cuidados necessários!

Espero que tenham gostado do post! =)

Kamila Nunes
Reform