Apartamentos Pequenos: Saiba Como Aumentar os Espaços

18/07/2017 | Kamila Nunes

Apartamentos Pequenos: Saiba Como Aumentar os Espaços

Existem alguns truques na hora de reformar e decorar ambientes pequenos, especialmente apartamentos. Vejam algumas delas:

1 – Rebaixamento de gesso são muito utilizados em residências, porém eles diminuem a altura do pé-direito, dando assim uma sensação de “confinamento” .A altura mínima indicada para pé-direito é de 2,60m, em ambiente como banheiros e lavanderias podem ter um altura mínima de 2,40m. Caso o pé-direito já seja baixo, aconselha-se abrir mão do rebaixamento. Em casos sem gesso, a iluminação pode ser feita com peça de sobrepor, pendentes e iluminação indireta (abajur, luminárias de chão, etc.).

Iluminação com peças de sobrepor

2 – Móveis grandes ocupam muito espaço e diminui a circulação interna dos ambientes. A utilização de móveis pequenos da a sensação de estar em uma “casa de bonecas”, com cada coisa em seu lugar. Por isso o ideal e definir a utilização de cada espaço antes, para que assim você consiga planejar os móveis que vão compor o espaço.

Móveis Pequenos

3 – Mesas de centro mal posicionadas podem atravancar a circulação. O ideal é investir em formatos diferentes, onde permitam uma circulação melhor no ambiente, onde a distância mínima entre os móveis é de 60cm.

Mesas de centro com distância mínima de 60 cm.

4 – Tapetes pequenos dão a impressão de um ambiente cheio de divisões e mais apertado. Assim o ideal e investir em tapetes na maior dimensão possível, onde se possa envolver todos os móveis do ambiente sobre o mesmo.

Use Tapetes grandes

5 – Caso a opção por tapetes não seja de seu gosto, o ideal é revestir o piso com madeira. Por ser um material natural, ele traz a sensação de conforto,é bonito e tão durável quanto um piso frio.

Revestimento em Madeira

6 –No dia a dia, é melhor ter uma sala só para receber visitas, ver TV, fazer refeições. O ambiente fica mais agradável e bonito. Portanto, o ideal é diminuir a divisão dos ambientes, sem contar que, a integração dos mesmos faz com que de ganhe valiosos centímetros nos cômodos.

Ambientes integrados

7 - Linhas horizontais parecem ampliar o ambiente. Por isso, troque prateleiras até o teto por estantes compridas e baixas. Acomode os objetos em armários ou estantes baixas e horizontais.

Linhas horizontais parecem ampliar o ambiente

8 - Evite poluir a parte de cima das paredes com muitos enfeites ou móveis com grandes superfícies lisas (por exemplo, estantes altas ou armários profundos). Essas peças parecem pesadas e tornam o apartamento mais apertado. Reserve a parte de cima das paredes para objetos delicados.

Reserve a parte de cima das paredes para objetos delicados.

9 - Vale à pena engastar os móveis nas paredes. Instale móveis suspensos. Enxergar o chão,ou o tapete, desaparecendo debaixo dos móveis faz o espaço parecer maior. Evite prendê-los no teto: desinstalar os móveis exigirá muito quebra-quebra, caso você queira mudar o ambiente depois.

Instale móveis suspensos

10 – Pinte paredes e teto de uma só cor.Com isso conseguimos um ambiente mais limpo e “clean”.Cores claras transmitem a sensação de que o ambiente é maior. Se optar pelo cinza, aplique tons próximos do bege, para não deixar o ambiente frio. Fuja dos beges amarelados, esses tons saíram de moda faz tempo.Caso pretenda colocar muitos quadros na parede, escolha tinta branca.

Pinte paredes e teto de uma só cor.

11 – Cubra superfícies inteiras com espelhos. Espelho bem usado amplia o ambiente, e é necessário que se olhe uma segunda vez para o ambiente para perceber que a peça está lá. Fuja de espelhos com formatos inusitados e com chanfros e molduras. Evite espelhos atrás de TV, pois eles tiram a atenção do aparelho e do móvel que deveriam estar destaque.

Cubra superfícies inteiras com espelhos.

Espero que tenham gostado do post! =)

Kamila Nunes
Reform