Home Office: 9 Passos para um Escritório Eficiente em Casa

02/08/2017 | Kamila Nunes

Home Office: 9 Passos para um Escritório Eficiente em Casa

Você trabalha em casa mas não tem um ambiente estruturado para isso? Trabalha fora, mas se dedica nas horas vagas á um trabalho temporário? E você estudante, já começou a estudar e percebeu que o sofá e a cama não são bons lugares para isso? Se sua resposta é positiva, aprenda como criar um escritório em casa de forma mais eficiente.

1) Escolha do cômodo adequado:

Sabe aquele depósito, quartinho extra que normalmente é usado para guardar itens não utilizados?Talvez seja o momento de se livrar destes itens e indesejados e utilizar o espaço de forma mais proveitosa. Se não existir essa opção na sua casa, pense em um lugar da sua residência para utilizar como seu “espaço da concentração”.

Escolha do cômodo adequado.

2) Planeje e organize:

Responder algumas questões, como: Com o que você trabalha? O que você estuda? O que você precisa para atender as suas necessidades? As respostas para estes questionamentos é primordial para fazer uma lista do que você precisa, onde comprar e o que reaproveitar. Após esse processo, procure pensar em qual formato é melhor, de forma que facilite sua rotina e agrade seu estilo de decoração.

3) Crie suas regras:

Considere criar algumas regras como horários fixos para refeições e outras pausas, pois ter um escritório em casa é conviver com tentações. Você pode ligar a TV de vez em quando, pode comer a qualquer hora ou então lembrar que tem louça de ontem acumulada na pia. Por isso, considere criar algumas regras como horários fixos para refeições e outras pausas. Uma lousa pode ajudar nessa tarefa ou, se preferir, um quadro branco também é uma boa opção.

4) Comece a trabalhar quando tudo estiver pronto:

Acostumar-se com a bagunça e com a falta de rotina não é nada bom. Faça todas as reformas e ajustes que precisar antes de iniciar as atividades no seu novo escritório em casa. Durante esse período você pode alugar alguma sala comercial  ou espaços públicos com acesso à internet, como centros culturais e bibliotecas estaduais.

5) Planejamento á vista:

Trace objetivos e procure detalhar cada passo necessário para atingi-los. Definindo prazos para finalizar cada um desses passos e se comprometendo a cumpri-los você certamente otimizará seu tempo e terá mais sucesso. Uma boa dica é tornar isso visível através de desenhos, escritos em um calendário ou até mesmo uma linha do tempo.

6) Invista em você:

Se você quer um dia produtivo e cheio de criatividade é hora de se reeducar. Lembre-se de que nosso cérebro entende cada mensagem que enviamos a ele e isso provoca respostas. Sutilmente seu corpo mostrará mudanças e colaborará para o resultado final. Levante, tome um banho, vista uma roupa confortável e aceite o desafio de fazer a jornada ser boa.

7) Solte-se de vez em quando:

Se o seu escritório em casa foi feito para ser usado todos os dias, cuidado. respirar um bom ar fresco e ficar muito tempo sem contato com o mundo lá fora pode ser um crime à sua saúde e ao seu bem-estar. E, já que você se propôs a criar e seguir regras para ter um bom desempenho, você também merece uma folga de vez em quando, não é?

8) Personalize:

A palavra “escritório” deve ficar bem longe do sentimento “tédio”. O primeiro grande passo para isso é inserir muitos de seus toques nesse espaço. Coloque um pôster de sua banda preferida, uma foto com os amigos. Traga alguns de seus livros preferidos e até seus discos. Pense em papeis de parede, em comprar uma cadeira bacana e confortável. Esse deve ser um lugar em que você gosta de ficar.

Personalize

9) Mude o ambiente:

Abrir os olhos para a novidade faz bem para a criatividade, para o sentimento de conforto e de alegria. Sendo assim, mude alguma coisa daqui um tempo, nem que seja algum item decorativo a mais na estante. Isso é um processo normal e que vale para outras coisas na vida como o guarda-roupas e os lugares que frequenta.

Mude o ambiente.

Espero que tenham gostado do post!
Até á proxima! =)

Kamila Nunes
Reform