Bambu: O Aço Vegetal

16/08/2017 | M. Raquel Sangaletti

Bambu: O Aço Vegetal

Nos dias de hoje a construção civil tem buscado cada vez mais elementos sustentáveis para a obra. Dentro todos os materiais alternativos, surgiu o BAMBU - material com grande potencial por sua resistência, flexibilidade e durabilidade.

Na China, ouro verde. No Brasil, madeira dos pobres.

Originário da Ásia, o bambu evoluiu de gramíneas que existem há 40 milhões de anos. O dicionário da respeitada organização de paisagismo e horticultura, Royal Horticulture Society, registra aproximadamente 1200 espécies de Bambu - 200 delas no Brasil.

É considerada a planta com o crescimento mais rápido, relatado inclusive no livro de recordes, Guiness Book, um crescimento de 91 centímetros em um único dia.

Embora os colmos (seção entre os nós) tenham vida útil de 4 a 15 anos, suas touceiras podem atingir um século de vida, com suas brotações anuais.

Assim como a madeira, o concreto e o aço, que exigem seus cuidados apropriados, o bambu necessita de conhecimento para ser feito o corte e tratamento com produtos industrializados, visto que, seu lenho é muito suscetível a ocorrência de fungos e bactérias.

Na obra, além do aspecto sustentável e verde, o bambu tem vantagens construtivas pelo fato de ser oco e leve, facilitando o carregamento. O fato de ser natural lhe confere melhor desempenho termo-acústico do que materiais industrializados, além de ser mais rígido do que a própria madeira e trazer beleza e rusticidade ao ambiente.

Existem várias técnicas de executar a construção com bambu, seja com parafusagem, cortes para que as peças se encaixem ou a mais comum e rústica: amarração dos troncos; a vantagem desse método é que as peças ficam intactas, sem furos ou cortes, podendo serem futuramente reutilizadas em outras funções.

Flexibilidade do Bambu
Flexibilidade do Bambu

Construção toda em Bambu
Construção toda em Bambu

O Bambu tem poder não apenas de renovar, mas de salvar o planeta do esgotamento - com resistência comparável a do aço, o bambu é considerado a mais alta tecnologia da natureza, de acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O setor da construção é o mais devastador e poluente, consumindo cerca de 50% dos recursos naturais e de 25% a 40% de toda energia produzida no planeta, gerando de 30% a 50% dos resíduos sólidos e de 30% a 40% das emissões de gases do efeito estufa.

Outro fator que entra em alta é o desmatamento dessa planta. Nas fazendas brasileiras o famoso Bambu é considerado praga por seu crescimento rápido e pela dificuldade de poda no local. Ou seja, se usado com fiscalização do Código Internacional de Construção (IBC) e todos os requisitos ambientais, não haverá problemas. O Bambu é considerado uma fonte ilimitada de material, já que sua reprodução é rápida.

"Os Bambus tem o poder de nos salvar - A produção de uma tonelada de aço gera duas toneladas de CO2, enquanto a produção da mesma quantidade de bambu absorve duas toneladas de gás carbônico." - diz o pesquisador sênior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Khosrow Ghavami, 75 anos, com mais de 270 artigos publicados sobre o tema.

Abaixo segue algumas características mecânicas do Bambu:

  1. Compressão: Se for considerada a resistência em relação à densidade (resistência específica), o bambu mostra-se mais eficiente do que o concreto. As peças curtas de bambu podem suportar tensões superiores a 50 MPa, superando a resistência dos concretos convencionais. Além disso, o concreto tem densidade superior a 2 e o bambu apresenta 1/3 desse valor.
  2. Tração: O módulo de elasticidade do bambu gera em torno de 20.000 MPa, cerca de 1/10 do valor alcançado pelo aço. Cabos de bambus trançados oferecem resistência similar ao aço CA-25 (2.500 kgf/cm2). O peso, no entanto, é 90% menor.
  3. Flexão: O bambu apresenta rigidez suficiente para que possa ser utilizado em estruturas secundárias, na forma de treliças e vigas. Na Colômbia, Equador e Costa Rica foram desenvolvidos importantes projetos estruturais com o Guadua Angustifolia (espécie considerada uma das 20 melhores espécies de Bambu do mundo para uso na construção).

Durabilidade e facilidade de manuseio do Bambu
Durabilidade e facilidade de manuseio do Bambu

Esperamos que esse artigo amplie suas ideias, renove seus métodos de construção e  abra portas para a inserção desse material tão nobre e benéfico em todos os sentidos. O Meio Ambiente agradece e sua obra trará diferencial e extrema sutileza! 

M. Raquel Sangaletti
Reform