Proteja Sua Casa dos Ruídos Externos

24/08/2017 | Kamila Nunes

Proteja Sua Casa dos Ruídos Externos

Depois de chegar em casa após um dia de trabalho, o que você mais quer é sossego para descansar. Principalmente se você vive nas grandes cidades e em prédios com vizinhos por todos os lados. Mas, como fazer isso com todo barulho que vem de fora?

Algumas dicas que podem amenizar os efeitos, mesmo com seu imóvel já construído, principalmente se você já souber de onde está vindo o barulho.

Se o barulho for de casas noturnas, bares, ou da rua, o problema recai somente sobre o morador. Assim, você deve reclamar com as autoridades municipais sobre o excesso de barulho e aumentar o isolamento da sua casa.

No Brasil os caixilhos de portas e janelas não costumam ser 100% confiáveis. Caso entre água por eles, com certeza o som passará muito mais facilmente. Para que se tenha um isolamente acústico eficiente, terá que pagar mais por isso, usando esquadrias de pvc e vidros duplos nas janelas, por exemplo. É mais caro, mas o efeito é notório.

Caixilhos de portas e janelas

A opção de placas de gesso normalmente são mais aplicavéis pela praticidade e também por serem anti-alérgicas. Dependendo do barulho, um papel de parede texturizado já ajuda no isolamento. As paredes feitas de drywall podem vir com revestimentos como lã de rocha ou placas de gesso acartonado, que melhoram muito o conforto acústico. Para evitar o quebra-quebra, você pode revestir as paredes voltadas para o barulho externo com carpetes. Nas portas pode-se usar borrachas de vedação nas suas extremidades. As paredes, que estão sendo feitas cada vez mais finas, também deixam passar muitos ruídos.

Placas de Gesso

Mais saiba que é impossível barrar todo o barulho vindo de fora. Com o imóvel já pronto, as medidas são somente paliativas. Em edifícios, onde o barulho vem dos vizinhos, o som se espalha pelas vigas e lajes. Para não incomodar o vizinho de baixo, você pode colocar mantas acústicas sobre o piso, para diminuir o ruído feito por sapatos, por exemplo. Mais saiba que é impossível barrar todo o barulho vindo de fora. Com o imóvel já pronto, as medidas são somente paliativas.

Mantas Acústicas

O barulho vindo do vizinho de cima pode ser amenizado com forros acústicos, mas para evitar mesmo o barulho, somente acabando com ele na fonte, ou seja, seria preciso retirar o piso do seu vizinho, colocar materiais isolantes e instalar o piso novamente.

O respeito entre vizinhos é fundamental, tanto de quem faz o barulho, quanto de quem ouve. É impossível pensar em viver hoje sem ouvir nenhum barulho proveniente do lado de fora da sua casa ou dos vizinhos. O diálogo entre moradores sempre é o melhor negócio. Mas a principal dica é ter bom senso. Morar hoje nas cidades, em uma sociedade coletiva, requer esforço de todos os lados.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado do post dessa semana.
Semana que vem tem mais!

Kamila Nunes
Reform