Problema Estrutural? Dicas de Como Recuperar sua Edificação

27/09/2017 | Kamila Nunes

Problema Estrutural? Dicas de Como Recuperar sua Edificação

Construtoras, administradoras de condomínios e proprietários de imóveis, procuram ser eficientes de forma econômica quando se trata de manutenção de edificações. Porém, esta economia pode refletir futuramente em problemas estruturais em lajes, vigas, pilares ou coberturas, que podem ocorrer devido corrosão do aço e/ou carbonatação do concreto.

Muitas pessoas, leigas no assunto, se arriscam a dar soluções sem fundamento, as vezes até mesmo um profissional da engenharia que não seja especialista no assunto, pode apontar soluções “simples” para problemas que não são tão simples quanto parecem.

Processo de carbonatação do concreto e corrosão do aço

Processo de carbonatação do concreto e corrosão do aço

Para resolver o problema rapidamente, geralmente o responsável pelo imóvel procura um construtor/pedreiro de sua confiança. Começam assim os problemas, que poderão reduzir a vida útil da edificação ou até comprometer ainda mais a sua estrutura.

Outro erro comum é procurar a empresa que construiu a edificação para fazer as correções. É sempre bom ter uma opinião técnica além da construtora, para que se tenham um entendimento do que é de fato a solução, e o que é a “maquiagem” da solução, que pode vir a ser proposta pelo construtor/pedreiro para minimizar os custos.

As fissuras e deformidades que enxergamos, são apenas os efeitos do problema que está por traz deles, o que precisa ser compreendido de fato, são as causas que provocam este problema.

Fissura

Às vezes a tentativa da remoção do concreto e a substituição das armaduras simplesmente podem provocar problemas com maiores gravidades, no futuro ou no presente, inclusive com o desmoronamento da estrutura.

Devemos relembrar que o termo “recuperação estrutural” se trata de um processo que é uma série de fenômenos sucessivos de causa e efeito, que deverão ser identificados através de um Laudo Técnico Específico. A recuperação estrutural geralmente é motivada por processo de corrosão em suas armaduras, cujo conserto deverá ser feito nos sentidos físicos e químicos.

O Laudo Técnico Estrutural, seja em concreto armado ou mesmo em estruturas metálicas, deve fornecer claramente as causas do problema e expor de forma explícita as suas soluções incluindo uma previsão dos custos da recuperação da estrutura.
Portanto fique atento em qualquer situação “milagrosa”, pois a ganância em diminuir o custo, é de grande irresponsabilidade do profissional, que ao invés de tentar resolver um problema poderá criar um ainda maior futuramente. Se comparando as patologias estruturas com doença, fica mais claro o entendimento. Se a doença for tratada eficientemente nas suas causas, o doente se recuperará. Caso contrário haverá um “camuflagem” da patologia, podendo levar a morte.

Na maioria das vezes a sua estrutura terá uma chance de ser recuperada desde que o processo seja conduzido por um especialista.

A dica sempre será: Contrate um profissional qualificado!

Espero que tenham gostado do post! Até mais =)

Kamila Nunes
Reform