Especial Dia das Crianças: Como E Por Que Montar Uma Brinquedoteca em Casa
11/10/2017 | M. Raquel Sangaletti
A ideia de brinquedoteca surgiu no Brasil com intuito comercial, se espalhando pelos shopping e galerias, posteriormente em escolas e creches... Mas agora você pode ter até na sua casa!
A brinquedoteca tem a intenção de substituir o clássico "playground" por algo que possa ensinar enquanto entretém, como o próprio nome já diz (brinquedo+biblioteca). Nela há objetivos pedagógicos que proporcionam interação, aprendizado, coordenação motora e muita diversão!
A função principal é valorizar os brinquedos e atividades lúdicas, estimular e despertar o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as gerações. Cria-se um ambiente repleto de criatividade, onde a criança se sente a vontade.
Além de oferecer atividades lúdicas, também influencia na formação e desenvolvimento das crianças, sendo um local que representa não só um cantinho de bagunça, mas um espaço para estimular e desenvolver o ser humano.
Neste ambiente é suprida as necessidades de expressão, participação, transformação, desenvolvimento de métodos para lidar no cotidiano com a sociedade e na sua cultura. Ou seja, mesmo criança, nota-se um enriquecimento pessoal.
Abaixo citamos alguns dos diversos benefícios que a brinquedoteca propicia:
- Construção do pensamento
Pois os brinquedos permitem a criança criar seu próprio mundo imaginário; - Aprender a dividir, cooperar e ter raciocínio lógico
Utilizando jogos diversos; - Experiência com o mundo adulto
Através da brincadeira do "faz-de-conta" no qual a criança brinca demonstrando a visão do mundo que tem, desenvolvendo atenção, socialização e despertando a curiosidade e capacidade de resolver problemas, de maneira divertida; - Capacidade de concentração, criação e organização
- Acesso a sentimentos afetivos
- Liberdade para se expressar
Segundo a pedagoga Nylse Helena Cunha - "A brinquedoteca não existe para distrair as crianças, ela reporta-se a formação do ser humano integral e aos vários períodos que ela atravessa."
Separamos alguns exemplos inéditos de brinquedotecas, desde espaços grandes a pequenos, simples e sofisticados:
É possível observar que para essas atividades lúdicas acontecerem, é necessário a inclusão de alguns itens no ambiente, tais como:
- TEATRO: feito com fantoches, afim de explorar a linguagem oral;
- FANTASIAS: deixando expostas diversos objetos como bolsas, chapéus, entre outros;
- JOGOS EDUCATIVOS: desenvolvendo o raciocínio e atenção;
- LEITURA: livros infantis e revistas dispostos numa área aconchegante;
- CANTINHO DO FAZ-DE-CONTA: feito com brinquedos que permitem a reprodução do mundo adulto, como casinhas de boneca, cozinhas, bancada de ferramentas, carrinhos, aviões, entre outros;
- CRIATIVIDADE: neste item não pode faltar a mesinha com materiais de desenho;
- BRINCADEIRAS TRADICIONAIS: as tão esquecidas hoje em dia, como amarelinha, pula corda, pula elástico, etc...
E ai? Gostaram? Monte sua brinquedoteca com a empresa que mais constrói sonhos: REFORM REPAROS & REFORMAS!
M. Raquel Sangaletti
Reform