Está Muito Quente? Dicas para Melhorar o Conforto Térmico da sua Casa

19/10/2017 | Kamila Nunes

Está Muito Quente? Dicas para Melhorar o Conforto Térmico da sua Casa

O conforto térmico nas construções em geral se tornou uma preocupação nos últimos anos. As pessoas estão mais exigentes com o seu conforto e conscientes com as questões de sustentabilidade e consumo de energia. A pergunta mais frequente é: Como preparar minha casa para o clima quente, tão comum no Brasil?

Se tratando de uma construção, o ideal é que a preocupação com o conforto térmico aconteça logo na concepção do projeto. Pois o posicionamento da casa no terreno, e um estudo básico dos ventos na região, favorecem na elaboração do projeto com relação a correta localização das aberturas e as áreas que terão mais incidência do sol.

A o posicionamento da edificação no terreno sempre deve ser considerado a localização leste, oeste, norte e sul, estas coordenadas sempre estão presentes na concepção de projeto, mas nem sempre ficam claras para algumas pessoas.

O lado que está na parte leste, recebe sol da manhã e a oeste recebe sol da tarde, com tempo maior de duração e consideravelmente mais quente. O lado norte recebe sol durante todo o dia, com intensidade maior no inverno do que no verão, esta é uma qualidade que reflete até no preço mais alto dos apartamentos que estão voltados para o norte.

Os beirais e as varandas, tão característicos da nossa arquitetura, são dispositivos muito interessantes para conter a incidência direta do sol. As varandas ainda proporcionam espaços sombreados e abertos, bastante ventilados e tão agradáveis de estar nos dias quentes. 

Na concepção do projeto, se o arquiteto orientar corretamente as aberturas, considerando os ventos predominantes da região, a construção terá um conforto  muito melhor no calor. Visto que posicionar as aberturas em paredes opostas dentro da casa proporciona o que chamamos de ventilação cruzada, mais conhecido popularmente como “vento encanado”. A ventilação é sempre importante para reduzir a temperatura dos ambientes, ou pelo menos para amenizar a sensação de calor dos ocupantes.

Área aberta para ventilação cruzada

Muitas pessoas buscam inspirações em edificação com estilos que não tem nada a ver com o nosso país. Um bom exemplo são os chalés, muitos utilizados em países frios e com neve. Os telhados inclinados dos chalés foram elaborados para permitir que a neve derreta, como não temos estas condições climáticas no nosso país, este tipo de edificação torna a construção excessivamente quente.

A cobertura é a porção das casas que recebe a maior quantidade de radiação do sol. Essa superfície está sujeita à radiação luminosa durante quase todo o dia. Para melhorar o seu comportamento, algumas dicas importantes: as telhas cerâmicas têm um desempenho melhor do que as de alumínio simples ou as de fibrocimento. Se a opção for por uma telha metálica, procure utilizar as do tipo sanduíche, compostas de duas camadas de alumínio ou com isolante térmico. Se a sua casa tiver uma laje, procure também utilizar um isolante térmico como o isopor, por exemplo, na sua composição, ou isolantes entre a laje e o forro.

Teto Verde

Outra questão importante é a espessura das paredes que serão escolhidas para execução da obra. Uma parede mais espessa fará com que o calor leve mais tempo para atingir o interior da casa. Este fenômeno é conhecido como inércia térmica, ou seja, é a capacidade de um material armazenar o calor e de o restituir pouco a pouco. Paredes ou coberturas muito leves têm pouca inércia térmica e assim o calor entra muito rapidamente na construção. Blocos e telhas cerâmicas e tijolos maciços são materiais que se comportam bem no nosso clima. Paredes mais espessas e pintadas com cores claras são também boas soluções. 

Outra questão extremamente importante, é a vegetação. A vegetação pode e deve ser usada para melhorar o microclima da sua casa. As plantas não só são eficientes por sombrear as construções, como a sua respiração resfria o ar em volta. A vegetação ainda retém umidade de orvalho, chuva ou uma rega, o que ajuda a aliviar a temperatura a seu redor. Um jardim sobre a laje de cobertura tem um belo efeito paisagístico, além de isolar a casa do meio externo.

Vegetação

Os espelhos d’água são também elementos paisagísticos que contribuem para o conforto térmico. A evaporação da água aumenta a umidade do ar ao seu redor, proporcionando a sensação de frescor. A temperatura em volta destes espelhos d’água chega a ser três graus mais baixa do que seria se eles não existissem. Parece pouco, mas pode ser a diferença entre um local confortável e o calor insuportável, especialmente se realizado em conjunto com uma boa ventilação cruzada. 

Espelho D`Agua

Essas dicas valem para todas as construções. Nas casas já existentes pode ser um pouco mais difícil aplicar todas essas regras, mas os conceitos são igualmente válidos. Fale com o seu arquiteto, pense nessas questões ao construir ou reformar seu imóvel.

Mesmo que a decisão final seja a compra de um aparelho de ar-condicionado, a adoção de algumas dessas medidas fará com que as máquinas tenham um melhor desempenho e gastem menos energia para atingir a temperatura ideal. No final, o planeta e você sairão ganhando.

Espero que nossa dicas tenham ajudado, e "partiu" curtir o verão! =)

Até á próxima!

Kamila Nunes
Reform