O Conceito das Construções Sustentáveis

15/11/2017 | Júnior Lima

O Conceito das Construções Sustentáveis

A qual preço vale proteger o meio ambiente?

Cada ano que passa a temperatura do planeta aumenta de forma considerável, é impossível não sentir a diferença. Antes de começar uma obra e pensar apenas em levantar sua casa, seu prédio, e assim realizar seu sonho, é preciso se preocupar com a forma que isso irá impactar o ambiente ao seu redor. Um exemplo a se levar em consideração é uma cartilha do MMA (Ministério do Meio Ambiente) com orientações de medidas sustentáveis que contribuem para economizar e ao mesmo tempo agredir de forma mais leve o ambiente. Outra questão que é importante ressaltar, são as certificações existentes para obras que abordam requisitos como o tamanho da janela ideal para entrar uma quantidade de luz natural ao ponto que a lâmpada fique menos tempo acesa. Bem interessante, não é?

Porém, para entender melhor o conceito de construções sustentáveis é imprescindível primeiro ficar atento nesse conceito que está sendo bastante pautado nos dias de hoje. A tal da “sustentabilidade”. Explicando de uma forma simples: sustentabilidade visa o desenvolvimento humano sem prejudicar as novas gerações, agredindo da maneira mais sutil possível o meio ambiente.

Dentro do desenvolvimento voltado para a área da construção civil é interessante citar algumas questões, como já foi dito, há no projeto inicial a necessidade de se preocupar com detalhes que podem passar despercebidos, como a construção de uma janela; caso a execução saia errada pode por exemplo gerar um problema do apartamento ficar com uma falta de entrada para luz solar, se tornando frio e escuro. Outros aspectos possíveis de se pensar é levar em consideração fachadas de vidro para aproveitar essa iluminação vinda de fora, controlar a vazão do ar condicionando economizando energia, substituir dentro de um condomínio a circulação de carros por bicicletas, acumular energia solar para o banho, aplicar um isolamento térmico para controle da temperatura no cair da noite, entre outras questões que podem ser projetadas e consequentemente aplicadas.

Prédio com áreas verdes

Um local grandioso que é exemplo e faz parte desse conceito de se pensar no ambiente e em formas amenas de agredi-lo, se trata do Mineirão. O estádio de Belo Horizonte conta com uma “usina fotovoltaica” integrada que visa acumular energia solar diminuindo seus gastos em torno de trinta por cento ao se comparado com um outro estádio semelhante em tamanho, fora que o Mineirão também reutiliza a água da chuva para preencher vasos e mictórios, economizando bastante. Na prática quando se fala em aplicações sustentáveis pode refletir no bolso, a economia na conta de água e luz fica evidente, é assim nesse estádio, mas pode ser na sua casa.

Estádio Mineirão

Poderíamos conversar o dia inteiro sobre esse assunto, trazer mais alguns exemplos, porém o interessante mesmo é pensar que qualquer um pode fazer sua parte para melhorar o convívio para nós mesmos e ainda mais para as próximas gerações, não importa o tamanho do seu projeto. Na Reform é assim, vemos que é de grande importância disseminar essa cultura de sustentabilidade que está crescendo de forma prazerosa em nosso país.

Esperamos que tenham gostado e aprendido bastante sobre o conceito de construções sustentáveis que é algo de grande importância em nosso mundo atual.

Júnior Lima
Reform