Retrofit - Entenda este Conceito
22/11/2017 | M. Raquel Sangaletti
"RETRO do latim: movimentar-se para trás | FIT do inglês: adaptar-se, ajustar-se."
O termo RETROFIT significa, basicamente, "colocar o antigo em forma" no sentido de modernizar, adaptar e melhorar a aparência e o uso de um edifício.
Esta tendência surgiu na Europa e nos Estados Unidos como solução para os inúmeros edifícios antigos e históricos que são considerados patrimônios e não podem sofrer demolições e nem reformas drásticas.
Atualmente, no centro das grandes cidades é possível observar que as áreas de potencial construtivo se encontram esgotadas, não há mais espaço para construir algo novo e a maioria dos edifícios existentes se tornaram patrimônio histórico por estarem ali há algum tempo.
Pensando nisso, arquitetos, engenheiros, designers, projetistas e profissionais da área tiveram a ideia do RETROFIT, que preza em manter o caráter antigo de uma obra e adaptá-la com as atuais tecnologias e modernidades, de maneira a manter sua identidade e atribuir eficiência, conforto, segurança e funcionalidade a obra.
Na maioria das vezes, o RETROFIT acaba saindo mais caro do que demolir e construir algo novo, mas ainda assim é vantajoso para casos de edifícios cuja legislação proibi a demolição.
Este alto custo se justifica por exigir uma grande demanda de profissionais, pela complexidade de estudar o caso, planejar e projetar para atender todas as exigências sem interferir a estrutura existente.
Nestes casos, o custo deve ser deixado de lado e deve ser considerado os benefícios de revitalizar uma obra.
Por exemplo, uma obra a qual a fiação elétrica antiga é substituída por uma nova, adquirindo tudo o que há de mais moderno no mercado, economiza cerca de 50% nos gastos mensais.
Outra analise de custo x benefício pode ser observada na diminuição de custos com manutenção, considerando que toda a infraestrutura será nova e moderna.
Revitalização da Sede da Folha de São Paulo.
Por fim, o RETROFIT surgiu para inovar, modernizar e tornar sustentável algo que estava considerado perdido.
É dar vida a um edifício sem uso mantendo a viabilidade econômica para o investidor.
E aí, vamos modernizar?
Na REFORM você encontra consultores e profissionais na área prontos para dar aquela inovada essencial para o sucesso do seu empreendimento!
M. Raquel Sangaletti
Reform